Isaac Nader conquistou, este sábado, a medalha de bronze nos 1.500 metros nos Campeonatos da Europa Sub-23. O atleta venceu a primeira medalha portuguesa desde 2013 em Campeonatos da Europa Sub-23, 22 anos depois do seu treinador ter obtido a medalha de ouro na mesma competição.
Em Tallinn (Estónia), a final de 1.500 metros era aguardada com grande expetativa, com a presença de Isaac Nader, líder anual português na distância, e Nuno Pereira, campeão europeu sub-20 em 800 metros, há dois anos. Os atletas portugueses estiveram sempre na corrida, respondendo sempre nas diferentes mudanças de ritmo, até à última volta, momento em que Nuno Pereira deixou de lutar no grupo da frente, ao invés de Isaac Nader, que tentou a sua jogada a 150 metros do fim, mas enfrentou dois atletas que “jogavam” as mesmas cartadas e que foram mais fortes. Ainda assim, Nader terminou em terceiro lugar, conquistando a sua primeira medalha internacional, bronze, com a marca de 3.40,58 minutos. Nuno Pereira cruzou a meta em 10º lugar, com 3.42,11 minutos.
No final da sua prova, Isaac Nader, estava contente, mas “respeitando o valor dos meus adversários, o meu sonho era mesmo vencer e ouvir o hino nacional. Infelizmente não consegui ganhar. Saio daqui com o terceiro lugar, que é bastante satisfatório visto que ainda não tinha nenhuma medalha internacional”.
Dedicando a medalha ao treinador, Rui Silva, à família e a quem com ele trabalha mais diretamente, Isaac Nader dedica-a especialmente à memória do avô “que gostaria de me ter visto obter a minha primeira medalha internacional”.
Olhando já para a frente, o atleta espera que esta seja “apenas a primeira de muitas medalhas”. “Acredito que tenho um futuro brilhante pela frente, para isso trabalho afincadamente e, quem sabe, no próximo ano já possa estar em finais dos mundiais ao ar livre ou na pista coberta. Espero estar a lutar pelos recordes de Portugal dos 800 e 1.500 metros nos próximos”, finalizou Isaac Nader.