Quarta-feira, Outubro 20, 2021
19 C
Braga
InícioEducaçãoIPCA com candidaturas abertas para mais de 30 Cursos Técnicos Superiores Profissionais

IPCA com candidaturas abertas para mais de 30 Cursos Técnicos Superiores Profissionais

IPCA

O IPCA abriu candidaturas para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) nas áreas da Gestão, Design, Tecnologia e Hotelaria e Turismo.

No ano letivo 2021-2022, o IPCA vai contar com nove novos cursos, totalizando uma oferta 1462 vagas para 32 CTeSP. Realce, também, para o reforço da oferta educativa em regime pós-laboral.

Segundo Filipe Chaves, diretor da Escola Técnica Superior Profissional (ETeSP) do IPCA, “este aumento de cursos em horário pós-laboral visa dar a possibilidade de formação a pessoas ativas, quer sejam jovens trabalhadores-estudantes, quer profissionais experientes que pretendam melhorar as suas competências técnicas específicas e reciclar conhecimentos”.

Os CTeSP são uma formação de nível superior com uma forte componente prática e a duração de dois anos letivos, que incluem seis meses de estágio assegurado numa empresa. “Estes cursos estão pensados, fundamentalmente, para promoverem a rápida integração dos estudantes no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, assegurarem que as entidades empregadoras encontram profissionais com o perfil desejado”, explica Filipe Chaves.

De acordo o diretor da ETeSP do IPCA, “a oferta deste tipo de cursos resulta sempre de um trabalho prévio no terreno, no sentido de se verificar quais são as necessidades das empresas da nossa área de influência, procurando ajustar a oferta educativa a essa realidade”.

“Alguns cursos são promovidos em parceria com empresas, decorrendo a componente prática nas instalações das empresas, tal como acontece com o CTeSP em Soldadura Avançada, cujas aulas práticas são lecionadas na bysteel do dstgroup”, acrescenta Filipe Chaves.

É neste contexto que, para o próximo letivo, estão já abertas as candidaturas a nove novos CTeSP nas áreas da Assessoria e Comunicação Empresarial, Audiovisual Digital, Gestão de Instalações Desportivas e Desporto, Inovação Alimentar e Artes Culinárias, Marketing Digital e Social Media, Moldação de Plásticos por Injeção, Preparação e Gestão de Obra, Robótica Colaborativa e Inteligência Industrial e, ainda, Segurança e Proteção de Dados para Sistemas de Informação.

Deste conjunto de novos cursos, três deles aguardam a aprovação pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES): Gestão de Instalações Desportivas e Desporto, Inovação Alimentar e Artes Culinárias e Preparação e Gestão de Obra.

Os CTeSP são lecionados no Campus do IPCA, em Barcelos, e nos polos de Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão. Está, ainda, prevista a abertura de três destes cursos em Esposende já no próximo ano letivo.

Visto que a grande maioria dos novos CTeSP foi preparada em parceria muito direta com empresas, as aulas práticas vão realizar-se nas suas instalações. São os casos dos cursos de Moldação de Polímeros por Injeção, cujas aulas práticas decorrerão na InovePlástica, Gestão e Preparação de Obra, a terem lugar no dstgroup, e da formação em Gestão Desportiva e Desporto, que se realizarão no Multiusos de Guimarães da Tempo Livre Guimarães.

As candidaturas aos CTeSP do IPCA estão a decorrer, exclusivamente, online, através da Plataforma de Candidaturas da instituição.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS