Quinta-feira, Abril 25, 2024
12.7 C
Braga
AtualidadeInvestigaçãoInvestigadores do INL foram ao Hospital de Braga para descomplicar a ciência

Investigadores do INL foram ao Hospital de Braga para descomplicar a ciência

© Hospital de Braga

O Hospital de Braga recebeu, esta manhã, a visita de investigadores do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), voluntários da Missão NERD, que demonstraram formas de descomplicar a ciência às crianças internadas no Serviço de Pediatria.

Através de experiências reais e interativas, a Missão NERD pretende desmistificar conceitos científicos e o trabalho dos cientistas, promovendo a aprendizagem de forma descontraída e acessível a todos, com recurso a materiais do dia a dia.

“Normalmente, começamos com uma explicação simples do que é a nanotecnologia, que é o nosso foco no INL. Depois, através de experiências simples, mostramos às crianças e aos pais onde a ciência está presente no nosso dia a dia”, explicou Elisabete Fernandes, responsável pelo projeto e investigadora no INL.

As crianças internadas na Pediatria do Hospital de Braga participaram em diversas atividades, sempre com o foco em manter a ciência por detrás das atividades simples e acessíveis. Os investigadores do INL conduziram as experiências realizadas e partilharam os conhecimentos e paixão pela ciência de forma clara e divertida.

“Esta iniciativa é uma oportunidade única para despertar a curiosidade dos mais novos pelo mundo científico, de forma divertida e interativa. É uma forma de inspirar as futuras gerações de cientistas e promove o conhecimento dos mais pequenos e, também, dos pais e profissionais da Pediatria”, afirma Almerinda Barroso, diretora do Serviço de Pediatria do Hospital de Braga.

A missão NERD é uma atividade com uma vertente solidária e de voluntariado dentro do INL, que tem como mote a descomplicação da ciência, mostrando como a mesma está presente no nosso dia a dia. “A ideia é aproximar os cientistas da sociedade e descomplicar a ciência, transformando-a numa linguagem simples. Quando descomplicamos conceitos complexos abrimos a janela da curiosidade e da troca de ideias, que é algo muito bonito de se ver acontecer”, acrescentou Elisabete Fernandes.

O projeto ‘Missão NERD’ nasceu em 2017, no INL, com o propósito de humanizar o conhecimento, demonstrando que a ciência está presente em todo o lado, no dia-a-dia de qualquer pessoa. A instituição hospitalar de Braga foi o primeiro parceiro oficial da Missão.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES