AtualidadeIgreja CatólicaPortugal marca presença em congresso europeu de catequese sobre paz e diálogo

Portugal marca presença em congresso europeu de catequese sobre paz e diálogo

Congresso em Corato junta representantes de 17 países e assinala 75 anos da Equipa Europeia de Catequese.

DR

Cerca de 60 participantes de 17 países europeus vão reunir-se entre 3 e 8 de junho, em Corato (Itália), para o congresso da Equipa Europeia de Catequese (EEC), dedicado ao tema “Catequese para o encontro e a paz – Reunir as diferenças”.

O encontro junta responsáveis nacionais, teólogos e agentes pastorais para refletir sobre o papel da catequese na promoção da paz e da cultura do encontro num contexto europeu marcado por tensões e diversidade cultural.

Segundo a organização, o objetivo é reforçar o diálogo entre experiências pastorais distintas e aprofundar o contributo da catequese para a construção de comunidades mais abertas e inclusivas.

O presidente da EEC, padre Carl-Mario Sultana, sublinha a importância de uma paz entendida como “respeito pelo que nos torna diferentes”, defendendo uma Igreja capaz de valorizar a diversidade sem a uniformizar.

Também o secretário da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, Fernando Moita, destaca a ligação entre catequese e paz, afirmando que a missão catequética passa pelo encontro com Cristo e pela valorização da diferença como elemento de vida e crescimento.

O programa inclui partilha de experiências de vários países europeus, como França, Alemanha, Roménia, Finlândia e Portugal, promovendo o trabalho em grupos multilíngues e o diálogo intercultural.

Um dos momentos centrais será a celebração dos 75 anos da EEC, a 6 de junho, com testemunhos e uma reflexão sobre o percurso da instituição ao serviço da catequese na Europa.

Portugal estará representado por responsáveis do setor da catequese e da teologia, incluindo membros do Secretariado Nacional da Educação Cristã e da Universidade Católica Portuguesa.

O congresso decorre na região da Apúlia, território associado à figura do “bispo da paz”, D. Tonino Bello, cuja visão inspira o encontro.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

Últimas Notícias

POPULARES