Terça-feira, Maio 28, 2024
16.6 C
Braga
BragaInvestBraga participou no Fórum Transfronteiriço da Galiza

InvestBraga participou no Fórum Transfronteiriço da Galiza

© InvestBraga

Na passada quarta-feira, a InvestBraga participou no Fórum Transfronteiriço “Chaves para a criação de emprego transfronteiriço de qualidade”, que teve lugar em Vigo, Espanha.  Esta ação decorreu no âmbito do Projeto GEMCAT_Capitaliza, uma colaboração transfronteiriça que une o Município de Braga, a Universidade do Porto e o Governo Regional Da Junta Da Galiza (DXRRLL).

A InvestBraga apresentou as atividades realizadas no âmbito do projeto, entre as quais o círculo de trabalho com a participação de Ricardo Rio, presidente do Município de Braga e da InvestBraga e do grupo de Embaixadores Empresariais de Braga. Esta ação teve como intuito identificar melhorias na promoção de Responsabilidade Social Empresarial e Igualdade (RSE+I), de modo a impulsionar a criação de emprego de qualidade na nossa região. Segundo Gil Carvalho, diretor da Área de Dinamização Económica e Atração de Investimento (DEAI), o Município procurou envolver empresas de diversos setores, nomeadamente os setores com maior presença no território e obter testemunhos dos representantes, onde se viu despertada a preocupação com o tema.

As ações de formação sob o mote “Promoção de Medidas de Igualdade Laboral e Responsabilidade Social Empresarial”, dinamizadas pela InvestBraga, foram também expostas – três das quais ocorridas na mesma semana, com os seguintes temas: “Igualdade de género – Como elaborar um plano de avaliação de diferenças remuneratórias”; “Conciliar trabalho e família I: licenças, faltas e dispensas”; e “O direito à Formação Profissional e a capacitação dos trabalhadores”.

Carlos Silva, administrador da InvestBraga, refere que “houve um trabalho de escolher um conjunto formadores com experiência teórica e prática que pudessem esclarecer cabalmente todos os formandos, em todos os módulos de formação”. Também salientou que “as ações de formação tiveram um procura acima da média, de cerca de 400 formandos no total, o que que nos leva a considerar que esta ações da Câmara Municipal de Braga tiverem o sucesso desejado e planeado”

As restantes formações, de um total de nove, continuarão a ser ministradas a partir de segunda-feira, dia 19 de junho, em formato online e gratuito.

As empresas bracarenses Grupo Casais e a ETMA Metal Parts, representadas pelas respetivas diretoras de Recursos Humanos, apresentaram casos de sucesso de implementação de medidas de igualdade laboral e de responsabilidade social empresarial (RSE).

Por último, a InvestBraga apresentou também o Fórum Transfronteiriço, intitulado “Responsabilidade Social das Empresas e da Igualdade Laboral”, com data marcada para o próximo dia 22 de junho, no Pequeno Auditório do Altice Forum Braga. Esta ação é realizada no âmbito do projeto GEMCAT_CAPITALIZA, Capitalização do GEMCAT, promovendo a igualdade laboral e medidas de RSE nas empresas para impulsionar a Geração de Emprego de Qualidade Transfronteiriça. Um evento que procura identificar e partilhar medidas implementadas pelas empresas convidadas em diferentes setores de atividade como a Agroalimentar, a Metalurgia e Metalomecânica, a Engenharia, Construção e as TI. O evento contará com a presença de Ricardo Rio, Daniel Vilaça, presidente da Associação Empresarial de Braga, Rui Marques, diretor geral da Associação Empresarial de Braga, e Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES