Terça-feira, Novembro 29, 2022
13.4 C
Braga
InícioBragaInstituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho celebra 46 anos

Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho celebra 46 anos

© Instituto de Ciências Sociais da UMinho

O Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho assinala o seu 46º aniversário esta terça-feira, dia 8, com uma sessão solene a partir das 14:00, na sala de atos do seu edifício, no campus de Gualtar, em Braga. 

O programa abre com as intervenções da presidente do ICS, Paula Remoaldo, e do vice-reitor para a Investigação e Inovação da UMinho, Eugénio Campos Ferreira. Segue-se a roda de conversa “As alterações climáticas na perspetiva das Ciências Sociais”, com os professores Viriato Soromenho Marques, Carla Gomes (ambos da Universidade de Lisboa), Susana Batel (ISCTE) e Anabela Carvalho (ICS-UMinho). A moderação cabe a Ana Duarte Melo, também do ICS-UMinho.

A cerimónia inclui uma homenagem ao docente recém-aposentado Albertino Gonçalves, com um depoimento do professor e colega Jean-Martin Rabot. Prevê-se ainda a entrega de prémios, um momento musical por alunos do Departamento de Música e, no final, o corte do bolo de aniversário e um Porto de Honra.

O ICS nasceu há 46 anos e é uma das maiores unidades de ensino e investigação da UMinho, tendo valências nos campi de Gualtar (Braga) e Azurém (Guimarães). Integra 83 docentes, 24 investigadores, 17 funcionários e 1607 estudantes, distribuídos por seis licenciaturas, nove mestrados e seis programas doutorais. Está organizado em quatro departamentos – Ciências da Comunicação, Geografia, História, Sociologia –, além de quatro centros de investigação: o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS); o Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), em parceria com a Escola de Arquitetura, Arte e Design da UMinho; e os polos do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS-UMinho) e do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-UMinho).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS