Quarta-feira, Maio 5, 2021
14.4 C
Braga
InícioBragaIniciativa Liberal de Braga debateu construção do "bairro social" em Ferreiros

Iniciativa Liberal de Braga debateu construção do “bairro social” em Ferreiros

Iniciativa Liberal Braga

O grupo de coordenação do partido da Iniciativa Liberal Braga, liderada por Bruno Miguel Machado, foi recebido por João Costa, presidente da União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, numa ação inserida no roteiro pelas freguesias do Município, que visa estimular uma política de contacto e proximidade com a população de Braga.

Ao longo de duas horas foram apresentadas e debatidas algumas das dificuldades com que João Costa se deparou neste mandato que agora termina e possíveis soluções e medidas para o futuro, nomeadamente a questão premente da construção de habitações de cariz social na Rua Edgardo Malheiro. Nesta matéria, a Comitiva Liberal discutiu a proposta e oposição à construção das referidas habitações de cariz social, já no limite com a freguesia de Aveleda.

A comissão de moradores daquele local já conta com um “abaixo-assinado” com mais de 2.000 assinaturas, através do qual solicitam a “revogação imediata” da decisão de construção de 39 fogos de habitações, acessíveis num terreno municipal.

O presidente da Junta referiu à Iniciativa Liberal que “quanto a esta matéria, se aguarda uma reunião da comissão de moradores com o presidente do Executivo Municipal de Braga que deve ocorrer dentro de dias”.

A Iniciativa Liberal Braga defende que esta proposta de construir habitação por parte da Câmara Municipal sofre de um “pecado original”. “Qualquer apoio desta índole deverá passar pela atribuição de subsídios ao arrendamento e não por o estado se apresentar como um ‘player’ no mercado imobiliário”, sublinhou.

Além deste assunto, João Costa salientou que no relacionamento com o Município de Braga se tem verificado uma “morosidade excessiva nos processos de licenciamento”, acrescentando que o antigo Gabinete de Apoio às Freguesias existente naquela Autarquia traduzia “uma maior agilização de procedimentos e um maior acompanhamento individual de cada processo”. Além disto, abordaram a requalificação da rede viária e a manutenção dos espaços verdes, salientando que “finalmente vai iniciar a requalificação de uma artéria há muito reclamada, perto do Restaurante Ferreirense”, informou João Costa.

Ao nível da mobilidade, reivindicação que “não tem sido atendida”, prende-se com a não disponibilização de carreiras dos TUB no interior de Ferreiros, que “em muitas das circunstâncias acarretaria um aumento de cinco a dez minutos nas linhas que atravessam esta mesma freguesia”. “Todos os assuntos abordados na reunião serão considerados pelo Núcleo Territorial de Braga, que fará o que estiver ao seu alcance para garantir melhores condições de vida a todos os habitantes desta União de freguesias”, finalizou o autarca.

Apoie o jornalismo.

A Braga TV é um canal de informação independente. Todas as notícias e conteúdos são e continuarão a ser disponibilizados gratuitamente.

Para continuar a oferecer um serviço de informação de referência na região, precisamos do apoio dos nossos leitores para continuar a desempenhar o nosso papel de informar.

Precisamos do seu contributo, caro leitor.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS