A Imagem de Nossa Senhora do Sameiro vai descer até à Basílica do Bom Jesus de Braga para a realização da Peregrinação dos Emigrantes.
O andor de Nossa Senhora do Sameiro será exposto ao longo de todo o dia de sábado, 20 de agosto, para veneração dos fiéis.
Trata-se da segunda maior peregrinação anual ao alto do monte de Espinho, que é dedicada particularmente aos emigrantes. Após um período de cancelamento nos dois últimos anos face ao contexto pandémico, eis que regressa esse encontro com quantos trabalham fora, assim como familiares e amigos.
No domingo, 21 de agosto, decorre uma Eucaristia dedicada aos emigrantes às 08:00, na Basílica do Bom Jesus.
Partindo da Basílica do Bom Jesus do Monte às 09:30, a peregrinação deve chegar à esplanada da Cripta do Santuário do Sameiro por volta das 11:00.
Às 11:30 será celebrada uma Eucaristia Solene na Cripta, presidida por D. Nuno Almeida, Bispo Auxiliar de Braga, com a animação musical do Coro do Sameiro. A partir das 14h30 decorre na esplanada do Santuário o “Vamos bailar à Senhora” com a atuação dos grupos folclóricos que vão interpretar músicas e danças populares em louvor de Nossa Senhora.