Segunda-feira, Setembro 16, 2024
31.7 C
Braga
AtualidadeHospital de Braga sensibilizou para riscos associados à Osteoporose

Hospital de Braga sensibilizou para riscos associados à Osteoporose

© Hospital de Braga

No âmbito do Dia Mundial da Osteoporose, o Hospital de Braga dinamizou, durante a manhã desta sexta-feira, na Ágora do Hospital, uma ação de sensibilização para os utentes sobre os riscos associados a esta patologia.

A efeméride é assinalada pelo Serviço de Reumatologia do Hospital de Braga, com uma ação dirigida a utentes com mais de 65 anos de idade, para os “alertar e consciencializar sobre esta doença e os seus riscos, numa ótica de dotá-los de técnicas preventivas de quedas, que poderão levar à fratura óssea”. A representar o Serviço estiveram dois reumatologistas e uma enfermeira, que, de forma ativa, abordaram os utentes que passaram pela Ágora do Hospital.

“44 participantes responderam ao questionário FRAX – Instrumento de Avaliação do Risco de Fratura, um score utilizado para determinar o risco de fratura do utente a 10 anos, e identificar os indivíduos com elevado risco de fratura”, refere a administração.

Teve lugar, a meio da manhã, uma aula de ginástica dinamizada pela BragActiva, programa municipal de promoção de atividade física, num momento que juntou 70 pessoas para praticar exercício físico.

“O Serviço de Reumatologia alia-se a esta causa pela importância do reconhecimento e consciencialização para a osteoporose. Esta é uma doença cada vez mais prevalente na nossa população, que acarreta um risco acrescido de fraturas e consequentemente morbimortalidade e custos socioeconómicos elevados. A identificação precoce de fatores de risco e a prevenção e tratamento atempados desta patologia têm um impacto significativo na melhoria dos cuidados aos nossos doentes, permitindo um envelhecimento mais saudável e ativo”, refere Ana Roxo, diretora da Serviço de Reumatologia do Hospital de Braga.

O Dia Mundial da Osteoporose é assinalado neste dia, em todo o mundo, e foi criado para sensibilizar a população para a importância do diagnóstico da doença, reforçando as causas, sintomas, fatores de risco e métodos de diagnóstico desta doença osteometabólica. A Osteoporose é um problema de saúde pública, com uma prevalência crescente, atingindo cerca de 800.000 portugueses, sobretudo do sexo feminino e sendo responsável por cerca de 40.000 fraturas ósseas e 1500 mortes todos os anos.

O Serviço de Reumatologia do Hospital de Braga dispõe atualmente de uma consulta de Osteoporose, que permite a observação de doentes com osteoporose grave, ou de difícil tratamento, cujo objetivo essencial é o de uma intervenção precoce, visando a prevenção de fraturas e a melhoria da qualidade de vida dos utentes.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES