Domingo, Junho 15, 2025
22.8 C
Braga
AtualidadeSaúdeHospital de Braga promoveu rastreios gratuitos de cancro de pele

Hospital de Braga promoveu rastreios gratuitos de cancro de pele

Iniciativa teve como objetivo sensibilizar a população para a importância da prevenção e deteção precoce do melanoma.

© Hospital de Braga

O Hospital de Braga assinalou, esta terça-feira, o Dia do Euromelanoma com a realização de rastreios gratuitos de cancro da pele, numa iniciativa promovida pelo Serviço de Dermatologia da instituição.

A ação decorreu durante a manhã, nas instalações do Hospital de Braga, com o objetivo de “sensibilizar a população para a importância da prevenção e deteção precoce do melanoma, o tipo mais grave de cancro da pele.”

Esta campanha de rastreio integra-se numa estratégia mais alargada de promoção da literacia em saúde e visa alertar para os cuidados diários com a exposição solar e a necessidade de vigilância das lesões cutâneas suspeitas.

“O melanoma é um dos cancros mais agressivos, mas também um dos mais evitáveis e tratáveis, se for detetado numa fase inicial. A prevenção primária, com medidas simples como o uso adequado de protetor solar, e a vigilância de alterações nos sinais da pele são fundamentais para reduzir a incidência e a mortalidade associadas a esta doença”, explica Celeste Brito, diretora do Serviço de Dermatologia da Unidade Local de Saúde de Braga.

A ação teve como público-alvo os grupos de risco para o desenvolvimento de melanoma, nomeadamente pessoas com pele clara, cabelos ruivos ou louros, dificuldade em bronzear, histórico de queimaduras solares — especialmente na infância —, historial familiar de melanoma, bem como indivíduos com sinais irregulares localizados em áreas de fricção ou difícil visualização, como o couro cabeludo, palmas das mãos, plantas dos pés e lábios.

“É essencial que cada pessoa esteja atenta à sua pele e procure aconselhamento médico sempre que notar alterações em sinais ou manchas. O Médico de Família e o Dermatologista são aliados fundamentais na prevenção e diagnóstico precoce do cancro da pele”, reforça a especialista.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

REPORTAGEM

POPULARES