Terça-feira, Outubro 4, 2022
19.5 C
Braga
InícioBragaHospital de Braga obteve a melhor classificação do país em Excelência Clínica

Hospital de Braga obteve a melhor classificação do país em Excelência Clínica

Hospital de Braga

O Hospital de Braga obteve no Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS) a melhor classificação do país na dimensão “Excelência Clínica”.

Nos resultados divulgados pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) o Hospital de Braga conquistou em seis áreas clínicas a classificação máxima.

As áreas de Cirurgia de Ambulatório, de Cirurgia Geral (Cirurgia do Cólon), de Cuidados Intensivos (Unidades de Cuidados Intensivos), de Ginecologia (Histerectomias), de Obstetrícia (Partos e Cuidados Pré-Natais) e de Pediatria (Cuidados Neonatais) foram classificadas pela Entidade Reguladora da Saúde com o nível máximo (três estrelas).

De destacar que as restantes 8 áreas clínicas avaliadas receberam o segundo nível de classificação (duas estrelas) nesta avaliação que se refere ao período compreendido entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2019.

Paralelamente à classificação na dimensão Excelência Clínica, o Hospital de Braga obteve o nível máximo na avaliação das dimensões Segurança do Doente, Adequação e Conforto das Instalações e Focalização no Utente.

Para o presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga, João Porfírio Oliveira, “estes dados que se referem a um período de transição da Instituição para Entidade Pública Empresarial (EPE) demonstram que esta mudança para a esfera pública decorreu, efetivamente, com a maior normalidade possível. O trabalho conjunto e contínuo ente o atual Conselho de Administração, a Comissão Executiva da então Escala Braga – Sociedade Gestora do Estabelecimento, S.A. e a ARS Norte levou a que todos os processos fossem transferidos de forma exemplar e esta reversão não prejudicasse nem os utentes, nem os profissionais, mantendo-se os níveis de qualidade e produtividade”.

Acrescentou, ainda, que o Conselho de Administração mantém-se “desde o primeiro momento focado na melhoria contínua dos cuidados de saúde prestados”, salientando que “estes resultados surgem porque os profissionais deste Hospital são, igualmente, de elevada qualidade”

O SINAS contou com a participação de 98 prestadores de cuidados de saúde de natureza hospitalar, dos sectores público, privado e social, que voluntariamente se submeteram à avaliação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS