Quarta-feira, Agosto 10, 2022
26 C
Braga
InícioBragaHospital de Braga inicia processo de certificação HIMMS

Hospital de Braga inicia processo de certificação HIMMS

Hospital de Braga

O Hospital de Braga deu início ao processo de adoção do modelo EMRAM da Health Information and Management Systems Society (HIMSS) com o objetivo de melhorar os resultados em saúde, melhorar a satisfação dos utentes e dos profissionais bem como garantir a eficiência operacional dos Serviços.

Este modelo consiste em oito níveis, sendo uma das certificações mais desejadas pelas unidades de saúde atualmente em todo o mundo, para dar resposta às crescentes exigências dos pacientes e dos profissionais de saúde.

Para o diretor de Sistemas de Informação do Hospital de Braga, Manuel Monteiro, “obter esta Certificação é um desafio exigente, por se tratar de um caminho a médio prazo que exige mudança, investimento e envolve todos os profissionais do hospital”.  

Reitera, ainda que “esta Certificação avaliará todos os processos de registo clínico e sistemas de informação neste Hospital. Queremos ser um Hospital cada vez mais ágil, seguro e desmaterializado, que consegue tirar o melhor partido das tecnologias de informação em prol da segurança e satisfação dos pacientes, bem como do melhoramento dos processos de decisão, sustentados em dados de qualidade. ”

Reitera, ainda que “ a nível europeu apenas 10 hospitais são Certificados no nível máximo pela HIMMS, sendo um destes um hospital português. Esta realidade acrescenta-nos muita responsabilidade, mas, ao mesmo tempo, oferece-nos um rumo que queremos, obviamente, seguir e superar. Este será um trabalho conjunto, em equipa, onde todos os profissionais fazem parte do processo”.

“Conquistar esta Certificação de excelência garante uma enorme diferenciação em relação a outros hospitais, pois reforça o compromisso do hospital com a qualidade do atendimento e com a segurança dos pacientes”, finalizou.

Numa primeira fase será realizado um diagnóstico que irá determinar em qual dos 8 níveis definido pela HIMMS (0 a 7) se encontra o Hospital de Braga. Após o diagnóstico será definido um plano de ação para que o nosso Hospital atinja o patamar máximo desta certificação, o nível 7.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS