O Hospital de de Braga criou uma Unidade de Farmacovigilância, integrando, assim, o Sistema Nacional de Farmacovigilância, coordenado pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED).
Esta nova unidade que vai servir a população do distrito de Vila Real, Bragança e parte de Braga tem como objetivos a deteção, registo e avaliação de reações adversas a medicamentos, a fim de determinar a incidência, gravidade e vínculo causal com os fármacos, com base no estudo sistemático e multidisciplinar dos efeitos dos medicamentos.
Para Alexandre Carvalho, coordenador da designada Unidade de Farmacovigilância de Braga, “o reforço da rede já existente prevê uma maior monitorização e recolha de dados que se tornam fundamentais para um sistema nacional de farmacovigilância cada vez mais robusto e eficaz”.
“Continuar a promover-se uma cultura de segurança do doente nos cuidados de saúde torna-se fundamental como defesa da saúde pública na minimização do risco”, acrescenta.
A equipa desta Unidade é composta pelo seu coordenador mais dois elementos dos Serviços Farmacêuticos do Hospital de Braga que, em conjunto, desenvolverão um processo de estudo farmacológico, registando medidas corretivas e preventivas para uma maior segurança na administração de medicação aos utentes.