Segunda-feira, Agosto 15, 2022
17.3 C
Braga
InícioBragaHospital de Braga com excelentes resultados no Sistema Nacional de Avaliação em...

Hospital de Braga com excelentes resultados no Sistema Nacional de Avaliação em Saúde

© Hospital de Braga

No âmbito da divulgação dos resultados do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS), pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS), o Hospital de Braga destacou-se como um dos prestadores de cuidados de saúde com mais áreas avaliadas em “Excelência Clínica”, conquistando, ainda, o nível de classificação máximo em duas áreas.

Nesta avaliação, relativa ao período compreendido entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2020, as áreas de Obstetrícia (Partos e Cuidados Pré-Natais) e de Ortopedia (Artroplastias da Anca e do Joelho) obtiveram a Excelência Clínica Máxima, três estrelas, situando o Hospital de Braga no grupo de instituições com a terceira melhor classificação, no que diz respeito aos hospitais com mais áreas avaliadas com o nível máximo de três estrelas.

Das restantes 12 áreas clínicas, 10 receberam o segundo nível de classificação (duas estrelas) e 2 não receberam avaliação, o que significa que o Hospital de Braga não teve qualquer área classificada com uma estrela, classificação base do nível de qualidade.

Paralelamente à dimensão Excelência Clínica, o Hospital de Braga conquistou, ainda, o nível de cumprimento de todos os parâmetros de qualidade com classificação máxima nas dimensões “Segurança do Doente”, “Adequação e Conforto das Instalações”, “Focalização no Utente” e “Satisfação do Utente”.

João Porfírio Oliveira, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga, destaca que o período avaliado compreende a fase inicial da pandemia, o que demonstra o “empenho, competência e dedicação dos mais de 3300 profissionais que compõem esta Instituição”.

Salienta, ainda, que “o Hospital de Braga submete-se voluntariamente a esta avaliação, reforçando, assim, o seu compromisso e cultura de exigência para garantir a prestação de cuidados de saúde com qualidade e com elevadas condições de segurança para o doente”.

O SINAS contou com a participação de 155 prestadores de cuidados de saúde de natureza hospitalar, dos setores público, privado e social, e, este ano, sofreu algumas alterações quanto à recolha de dados, nomeadamente o aumento da amostra coletada – avaliação de 2 semestres em simultâneo. Não obstante, o Hospital de Braga conseguiu, ainda assim, destacar-se.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS