Hoje é dia de São José
Sábado , Outubro 24 2020 Periodicidade Diária nº 2614
Principal / Freguesias / Hoje é dia de São José

Hoje é dia de São José

Foto: Josés de Ruílhe

Esta quinta-feira, 19 de março, assinala-se o Dia a São José e o Dia do Pai. São José é celebrado anualmente nas freguesias de São José de São Lázaro, Tenões e Ruílhe, mas este ano, face ao surto de COVID-19, as celebrações religiosas não irão realizar-se.

O grupo “Josés de Ruílhe”, criado em 2014, foi criado em honra de São José e é composto exclusivamente por homens que se chamam José e com ligação à freguesia. Anualmente o grupo organiza uma celebração que inclui uma Eucaristia, seguida de uma procissão com o andor de São José.

José Oliveira, membro do “Josés de Ruílhe”, lamenta o cancelamento deste ano, informando que esta celebração poderá ser adiada para o dia 1 de maio, Dia de São José Operário. “Devido às circunstâncias que o país está a atravessar, tivemos de cancelar o evento onde íamos acompanhar musicalmente a Eucaristia. Este ano estava previsto ser celebrada pelo Cónego Narciso Fernandes, que foi pároco durante muitos anos nesta Paróquia. Íamos realizar uma procissão com a imagem de São José e no final iríamos brindar a comunidade com as broinhas de São José, conhecidas também como broinhas batata, e com Vinho do Porto. Se tudo melhorar em breve, esta celebração poderá ser remarcada para o dia 1 de maio, Dia de São José Operário”, disse.

Este grupo organiza eventos religiosos e de animação para apoiar a Igreja da freguesia.