Guimarães reforça apoio no acesso a medicamentos para a população mais fragilizada
Sexta-feira , Novembro 27 2020 Periodicidade Diária nº 2648
Principal / Região / Guimarães / Guimarães reforça apoio no acesso a medicamentos para a população mais fragilizada

Guimarães reforça apoio no acesso a medicamentos para a população mais fragilizada

DR

A Câmara Municipal de Guimarães reforçou o protocolo no “Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento” para garantir o acesso aos medicamentos, em ambulatório, por parte de qualquer cidadão em situação de carência económica que impossibilite adquirir os medicamentos comparticipados e prescritos por receita médica. Este protocolo iniciou em 2018 e, atualmente, já chega a 1500 vimaranenses.

Domingos Bragança, presidente do Município de Guimarães, destaca o “forte empenho do Município na vertente social, com a responsabilidade de ajudar quem mais precisa através do reforço do protocolo com a Associação Dignitude”.

Os beneficiários na posse do cartão “ABEM” devem dirigem-se a uma das farmácias aderentes para adquirir os medicamentos que precisam gratuitamente, sem necessidade de apresentação de orçamentos, e sem tempo de espera, como acontece nos processos que são apoiados por via do Regulamento Municipal para Atribuição de Apoios a Pessoas em Situação de Vulnerabilidade. As candidaturas devem ser submetidas através da Divisão da Ação Social da Câmara de Guimarães. 

As farmácias que integram a rede solidária do medicamento no concelho são: Farmácia Avenida (Av. D. João IV), Farmácia Barbosa (Toural), Farmácia Castilho (Pevidém), Farmácia da Praça (Rua Paio Galvão, Guimarães), Farmácia Briteiros (Briteiros), Farmácia de Gondar (Gondar), Farmácia Dias Machado (Espaço Guimarães), Farmácia Faria (Serzedelo), Farmácia Henrique Gomes (Rua Dr. Carlos Saraiva), Farmácia Horus (Toural), Farmácia Lobo (Avª Londres), Farmácia Martins Fernandes (Serzedo), Farmácia Nobel (Rua de Santo António), Farmácia Nunes de Sá (Rua João Paulo II), Farmácia Paula Martins (Rua Teixeira Pascoais – Azurém), Farmácia Pereira (Alameda S. Dâmaso), Farmácia Pereira da Silva (Moreira de Cónegos), Farmácia Polvoreira (Polvoreira), Farmácia Santo António (Urgezes), Farmácia São João de Ponte (Campelos), Farmácia São Torcato (São Torcato), Farmácia Silvério (Caldas das Taipas), Farmácia Vieira de Castro (Mesão Frio), Farmácia Vieira e Brito (Caldas das Taipas) e Farmácia Vitória (Guimarães Shopping).