Domingo, Setembro 25, 2022
15.5 C
Braga
InícioRegiãoGuimarãesGuimarães: Montanha da Penha recebe exposição de 170 automóveis clássicos

Guimarães: Montanha da Penha recebe exposição de 170 automóveis clássicos

© Clube de Automóveis Antigos de Guimarães

A Montanha da Penha, em Guimarães, volta a ser palco do “Festival Penha Clássicos”, ao longo deste fim de semana. Este sábado e domingo, dias 17 e 18 de setembro, o evento reúne e mostra aos amantes das quatro rodas cerca de duas centenas de viaturas clássicas, a par de exposições e mostras do Exército Português e da Associação de Lanceiros.

Um conjunto de 170 automóveis clássicos, oriundos de toda a região, a par de vários exemplares de motos antigas vai estar em exposição no alto da Montanha da Penha ao longo deste fim de semana. A terceira edição do “Festival Penha Clássicos” promete ser “mais um grande sucesso”, vaticina Carlos Batista, presidente do Clube de Automóveis Antigos de Guimarães, organizador do certame. “Este evento tem sido sempre um sucesso, mas este ano esperamos que seja ainda maior, dado que temos bastantes mais viaturas em exposição, com uma assinalável procura de colecionadores, além de várias iniciativas complementares ao longo dos dois dias. Contamos ter efetivamente um evento em grande e com muito público visitante”, considera o dirigente.

A par de uma grande exposição de carros e motos clássicos, com a presença de vários clubes das redondezas, bem como colecionadores particulares, o certame voltará também a contar, a convite da Associação Veteranos Lanceiros de Portugal, sediada em Guimarães, com uma ação de promoção e recrutamento do Exército Português. Assim, ao longo dos dois dias do evento, o Exército Português aproveitará para “estreitar o contacto com o público da região de Guimarães com forte tradição no recrutamento”, bem como dar a conhecer as oportunidades de futuro que os cidadãos podem encontrar na estrutura militar que assegura “uma saída profissional bastante abrangente, tendo em conta as suas variadas áreas funcionais”.

De igual modo, a Associação de veteranos Lanceiros de Portugal voltará a ter no seu espaço de exposição, fruto de mais uma parceria com o Exército Português, a mítica viatura das forças armadas portuguesas “Chaimite”, que segue do Regimento de Cavalaria 6 com o apoio logístico do Município de Guimarães. O Bravia Chaimite é um veículo blindado com eixos de tração integral construído pela empresa portuguesa Bravia e utilizado pelo Exército nas guerras coloniais, de 1967 a 1974 quando terminou. O Chaimite era originalmente um derivado não licenciado do Cadillac Gage Commando montado e posteriormente produzido em Portugal, com uma série de melhorias e modificações técnicas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS