Domingo, Fevereiro 25, 2024
11.2 C
Braga
InícioRegiãoGuimarãesGuimarães: Meia Maratona Cidade Berço realiza-se a 5 de outubro

Guimarães: Meia Maratona Cidade Berço realiza-se a 5 de outubro

© CM Guimarães

Na manhã desta sexta-feira, o Campo de São Mamede, em Guimarães, foi palco da conferência de imprensa de apresentação da edição de 2023 da Meia Maratona Cidade Berço, uma organização da Câmara Municipal de Guimarães, Tempo Livre, Vitória Sport Clube e Associação de Atletismo de Braga, que terá lugar no dia 5 de outubro.

Nelson Felgueiras, vereador do Desporto, deu a conhecer os contornos daquele que é o mais importante evento desportivo de atletismo realizado em Guimarães, enfatizando a continuidade de um modelo que foi sucesso em 2022, sem, contudo, deixar de introduzir algumas novidades que “melhoram e levam o evento para novos patamares”.  Uma das novidades de 2023 é a “Run Kids”, uma corrida para crianças entre os 9 e os 13 anos, que decorrerá no Estádio D. Afonso Henriques.

O vereador disse que espera que a prova seja “apropriada pela comunidade” e revelou o mote da edição deste ano: “Supera-te”. O objetivo é que cada um dos participantes possa sempre melhorar os resultados da sua participação, comparando os resultados obtidos em cada uma das edições. Uma superação que poderá ser aferida através dos meios que serão colocados no terreno, e que, segundo Manuel Pacheco, presidente da Associação de Atletismo de Braga, permitirão obter os tempos parciais e finais, introduzindo um sistema de métricas na prova.

Nelson Felgueiras destacou ainda as preocupações com a sustentabilidade ambiental, que se traduzirão na utilização de materiais “amigos do ambiente” nos kits, dorsais e abastecimentos, e a possibilidade das instituições sem fins lucrativos poderem inscrever-se para promover a Caminhada Solidária, beneficiando, com isso, da distribuição de 50% do valor da receita proveniente das inscrições angariadas.

Nas suas intervenções, os representantes das entidades organizadoras relevaram a importância do evento e a contribuição que dá para o fomento da prática desportiva. Armando Guimarães, vice-presidente do Vitória Sport Clube, destacou os pressupostos que fizeram com que o Vitória se associasse à iniciativa: promoção da prática desportiva, abertura à comunidade, solidariedade social, sustentabilidade ambiental, entre outros. Manuel Pacheco, presidente da Associação de Atletismo de Braga, evidenciou a participação dos jovens, e Amadeu Portilha, presidente da Tempo Livre, lembrou o papel da instituição na promoção do desporto em Guimarães, como “braço operacional” do Município, e ainda as preocupações com a sustentabilidade ambiental que a prova tem vindo a revelar.

A Meia Maratona Cidade Berço realiza-se a 5 de outubro e tem inscrições abertas aqui.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES