Segunda-feira, Março 4, 2024
11.2 C
Braga
spot_img
InícioRegiãoGuimarãesGuimarães: Escola Básica de Briteiros com novos laboratórios, rádio e biblioteca renovada
spot_img

Guimarães: Escola Básica de Briteiros com novos laboratórios, rádio e biblioteca renovada

© CM Guimarães

No final da manhã desta quarta-feira, a escola sede do Agrupamento de Escolas de Briteiros, em Guimarães, inaugurou os dois novos laboratórios de Ciências Experimentais, completamente equipados, bem como a renovada biblioteca escolar, numa cerimónia em que esteve presente Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto, vereadora da Educação, entre outras personalidades.

O edil visitou as instalações da escola e participou na assembleia dos alunos do 8.º ano, referente ao Orçamento Participativo Escolas, uma iniciativa da Câmara Municipal e que está a decorrer em todas as escolas do concelho. Entre várias ideias, os alunos apresentaram a possibilidade de se criar um pomar na escola, uma iniciativa que se alinha com os objetivos de sustentabilidade ambiental de Guimarães. “Criar um pomar, uma zona de cultivo na escola, está em convergência completa com o que Guimarães pretende a nível de sustentabilidade ambiental, que é de perceber o valor dos recursos. Cada um tem de ser, neste caso, um eco-aluno”, destacou Domingos Bragança, palavras que foram secundadas pelos presidentes das juntas que fazem parte do agrupamento escolar, que demonstraram ainda apoio às iniciativas dos alunos e destacaram a importância da educação para a promoção da cidadania e da sustentabilidade.

A inauguração dos novos laboratórios experimentais, completamente equipados, são uma novidade do Agrupamento, e vem permitir que a comunidade escolar possa colocar em prática os seus conhecimentos nas disciplinas científico-experimentais.

A inauguração da reabilitação da biblioteca escolar foi um momento para se ouvir poesia, falar de livros e da importância da leitura com Domingos Bragança a desafiar a escola a participar no programa da nova Rede Intermunicipal de Bibliotecas Municipais do Ave (RIBMAVE), recém formalizada no âmbito da CIM do Ave. O renovado espaço possui mobiliário modular, permitindo que seja adaptável a qualquer necessidade que diariamente os utilizadores da biblioteca possam vir a ter. Está também equipada com um espaço informático, com computadores e projeção de vídeo, de forma a garantir o acesso equitativo a equipamentos a toda a comunidade escolar.

Foram ainda inauguradas as instalações da Rádio Escola, a Rádio Onda Celta, que teve como primeiro momento de emissão uma pequena entrevista ao presidente da Câmara Municipal realizada pelos alunos.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES