Quinta-feira, Maio 30, 2024
32.3 C
Braga
RegiãoGuimarãesGuimarães: Creche Casa do Povo de Briteiros com mais 32 vagas disponíveis

Guimarães: Creche Casa do Povo de Briteiros com mais 32 vagas disponíveis

DR

Em maio de 2023, na presença de Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, aquando da inauguração do Centro de Dia da Casa do Povo de Briteiros, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, falou da necessidade de se aumentar o número de vagas nas creches. Passados sete meses, foi inaugurada a ampliação da creche da instituição, uma obra que vai permitir passar das 39 vagas existentes para 71, e que teve a autorização da Segurança Social.

Após a inauguração da ampliação da creche, seguiu-se um momento em que Domingos Bragança descerrou a placa que assinala as obras de reabilitação do salão da instituição, e que contém o nome de todos os voluntários – cerca de 30 sócios, entre os quais os elementos dos órgãos sociais –, local onde se realizou a tradicional Ceia de Natal da Casa do Povo de Briteiros, e onde tiveram lugar as intervenções protocolares.

“Quando, neste mesmo espaço, dirigi a mensagem à Senhora Ministra de que era preciso flexibilizar a legislação de modo a criar vagas para creches, estava a fazê-lo na presença de alguém que tinha esse poder, o que veio a acontecer para Guimarães e para todo o país”, disse Domingos Bragança. “Ainda hoje, em reunião de câmara, foi aprovado um subsídio a esta instituição, de 40 mil euros, que também se deve muito ao trabalho da senhora vereadora Paula Oliveira. Estamos no bom caminho”, acrescentou.

Para Domingos Bragança, “há um outro problema que já antecipa, e que tem a ver com os cuidados que necessitarão de ser prestados, cada vez mais, aos mais idosos”. “A esse respeito, e que passa por uma política que incentive um adiamento, tanto quanto possível, da solução do Lar de Idosos. Precisamos de garantir, em primeiro lugar, um bom apoio domiciliário, para que as pessoas possam permanecer nas suas casas. Depois, centros de dia que possam ajudar a combater o isolamento social, e só depois, quando não há mais soluções, o lar”, referiu o autarca.

Vasco Marques, presidente da Casa do Povo de Briteiros, destacou a “importância das inaugurações e do reforço da qualidade e capacidade das valências de creche”. O presidente lembrou o 80.º aniversário da instituição que se comemorará em 2024, e projetou novas responsabilidades que advêm do aumento do número de funcionários e de novas responsabilidades sociais.

Diogo Costa, presidente da União de Freguesias de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia, destacou “o trabalho fundamental desempenhado pela Casa do Povo em todo o território”, em especial, “na área da Comissão Social Inter-Freguesias Castreja”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES