Quinta-feira, Abril 22, 2021
17.8 C
Braga
InícioRegiãoGuimarãesGuimarães acrescenta cinco freguesias ao serviço de teleconsultas "SNS24 Balcão"

Guimarães acrescenta cinco freguesias ao serviço de teleconsultas “SNS24 Balcão”

CM Guimarães

São nove as freguesias que Guimarães dispõem dos serviços de teleconsultas, num projeto desenvolvido em articulação com o Ministério da Saúde, ARS Norte e a Câmara Municipal.

Esta sexta-feira foram inaugurados cinco espaços para o serviço de teleconsultas “SNS24 Balcão” nas freguesias de Candoso São Martinho, Infantas, Polvoreira e União de Freguesias de Sande São Lourenço e Balazar e UF Tabuadelo e São Faustino. A estas complementam os serviços já inaugurados nas freguesias de Brito, Lordelo, Nespereira e União de Freguesias Souto Santa Maria, Souto S. Salvador e Gondomar.

Os novos espaços visam facilitar o acesso dos cidadãos aos vários serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), de forma rápida, mais próxima e segura, usufruindo destes serviços nas respetivas juntas de freguesia. O balcão permite marcar consultas, renovar receitas de medicamentos, realizar uma teleconsulta, consultar resultados de exames, aceder aos guias de tratamento, avaliar sintomas, entre outras.

Luís Goes Pinheiro, presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, evidenciou que “as Juntas de Freguesia são fundamentais para chegar às pessoas” sublinhando a necessidade de criar um canal de acesso aos serviços de saúde através da componente digital.

O presidente da ARS Norte, Carlos Nunes, destacou o papel ativo das Autarquias locais nesta experiência que “está a ultrapassar as expetativas”, com realce para a articulação com o ACES do Alto Ave, sob a orientação de Novais de Carvalho.

Já Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, salientou a ação dos autarcas das Juntas de Freguesia como um elo de confiança e proximidade com as pessoas. “O serviço de teleconsultas permite resolver questões com maior celeridade e é importante passar esta mensagem de confiança e segurança às pessoas. Para que tudo funcione bem, é importante ainda um acompanhamento técnico e a formação necessária a colaboradores devidamente habilitados para prestar apoio assistido ao cidadão”, constatou o presidente da Autarquia de Guimarães.

A sessão de apresentação dos novos espaços de teleconsulta decorreu online, com destaque para os representantes das Juntas de Freguesia de Guimarães: Patrícia Lemos (Infantas), David Faria (Polvoreira), Francisco Gonçalves (UF Sande São Lourenço e Balazar), Odete Lemos (Candoso São Martinho) e Carlos Sousa (UF Tabuadelo e São Faustino).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS