O Grupo Cénico Povoense vai participar com a peça “Os Silvas”, no XI Festival Ibérico de Teatro Amador, que se realiza de 1 a 3 de novembro, nas cidades de Mérida e Calamonte, na vizinha Espanha.
“Os Silvas”, cujo texto é da autoria do escritor povoense Tó de Porto d’Ave, vão subir ao palco no dia 1 de novembro, sexta-feira, pelas 20:30, na Sala Trajano da cidade espanhola de Mérida.
Também para o momento da apresentação oficial deste Festival Ibérico de Teatro, que decorrerá no Teatro Romano de Mérida, no sábado, dia 2, a partir das 12:00, o Grupo Povoense foi convidado a fazer uma apresentação de 10 a 15 minutos, a par de algumas outras companhias de teatro. Assim, também a peça “A Revolução da Maria da Fonte” será exibida em palco.
A décima edição deste certame realizou-se no ano passado, nos dias 20 a 22 de outubro, no município da Sertã. Este ano, cabe à Espanha acolher a décima primeira edição a realizar nos municípios Pacenses de Mérida e Calamonte. A participação do Grupo Cénico surge no âmbito do escrutínio da Federação Portuguesa de Teatro Amador, da qual este Grupo Povoense faz parte, inclusive dos órgãos sociais, no conselho fiscal.
“Este foi um convite nos encheu de orgulho, numa altura em que começamos a preparar a próxima edição do CONTE, um concurso único de carácter competitivo, na área do teatro associativo, em Portugal, e que em 2025 assinala a data redonda das 20 edições. Estes são indícios muito fortes de que a Póvoa de Lanhoso é uma terra de teatro, que tem passado, presente e que tem futuro. Também o número de formandos/as das nossas oficinas de teatro, que ultrapassa já os 60, é disso prova!”, referiu Fátima Moreira, vereadora da Cultura da Câmara da Póvoa de Lanhoso, ao ter conhecimento desta participação.