GNR certifica candidatos à Bolsa de Voluntários Cinotécnicos Civis de Busca e Salvamento
Quinta-feira , Outubro 22 2020 Periodicidade Diária nº 2612
Principal / País / GNR certifica candidatos à Bolsa de Voluntários Cinotécnicos Civis de Busca e Salvamento

GNR certifica candidatos à Bolsa de Voluntários Cinotécnicos Civis de Busca e Salvamento

A Unidade de Intervenção, através do Grupo de Intervenção Cinotécnico (GIC), revalidou a certificação atribuída aos três binómios certificados em 2019 e certificou quatro novos binómios civis de busca e salvamento, entre os dias 1 e 7 de outubro, no âmbito da Certificação de Candidatos Bolsa de Voluntários Cinotécnicos Civis de Busca e Salvamento da Guarda Nacional Republicana, que decorreu em Queluz.

Submeteram-se às provas do Regulamento de Validação Técnica da GNR diversas equipas de voluntários, tendo obtido sucesso três binómios dos Bombeiros Voluntários de Resende, dois binómios da Associação de Resgate Cinotécnico de Sintra, um binómio do Corpo de Intervenção em Operações de Proteção e Socorro do Porto e um binómio dos Bombeiros Voluntários de Tondela.

A bolsa de voluntários tem o objetivo de preparar e qualificar equipas cinotécnicas civis já existentes, no sentido de trabalharem em conjunto com a GNR, em situações reais de missões de localização de pessoas desaparecidas, potenciando assim o sucesso das operações de busca e resgate.

A GNR, desde os anos 60, dispõe de meios cinotécnicos com capacidade de deteção de odor humano, sendo que, desde 2001, se depara com a presença voluntária e inopinada de equipas cinotécnicas civis que pretendem apoiar as missões de localização de pessoas desaparecidas. Face a esta realidade, a GNR passou a enquadrar técnica e operacionalmente as equipas de binómios civis, assente na Certificação e Regulamento vigentes, o que garante qualidade no apoio prestado e potencia o sucesso das operações de busca e resgate.

Os binómios certificados pela GNR integram uma Base de Dados ficando em condições de ser acionados pelo Grupo de Intervenção Cinotécnico (GIC) nas buscas em grandes áreas ou em escombros com recurso a cães, na área de jurisdição da GNR, ou em situações que outros agentes de proteção civil entendam recorrer ao seu emprego.

As candidaturas à Bolsa de Voluntários Cinotécnicos Civis de Busca e Salvamento da GNR deverão ser remetidas para o endereço de correio eletrónico: [email protected]