Quinta-feira, Maio 26, 2022
30.1 C
Braga
InícioPaísGNR assume Comando de Força de Reserva EUROGENDFOR no Kosovo

GNR assume Comando de Força de Reserva EUROGENDFOR no Kosovo

© GNR

Portugal, através da GNR, vai Comandar a Força de Reserva – Reserve Formed Police Unit (RFPU) – da Gendarmarie Europeia (EUROGENDFOR) para a missão da União Europeia (UE) no Kosovo – European Union Rule of Law Mission (EULEX) Kosovo, destacando ainda para o efeito 42 militares que partem hoje, dia 18 de março, para o Kosovo.

No âmbito dos compromissos internacionais assumidos pelo Estado Português, nomeadamente com a União Europeia (UE), em 2018 a Guarda Nacional Republicana (GNR) disponibilizou militares para integrar uma RFPU da EUROGENDFOR, para eventual apoio à Missão da UE no Estado de Direito no Kosovo – EULEX Kosovo. Nesse alinhamento foi solicitada a prontidão da mesma no final do ano de 2021 e ativada no dia 10 de março de 2022. Esta Força de Reserva, integrará as Forças de Polícia da EULEX, no pilar das operações, nomeadamente em operações de ordem pública.

A projeção da Força de Reserva FPU mostra a determinação da EULEX no apoio à estabilidade do Kosovo, contribuindo para a segurança de todas as suas comunidades.

A RFPU é constituída por 92 militares de três Estados Membros: Portugal, que destacará 42 militares portugueses da GNR, França que destacará 28 militares da Gendarmerie Nationale e Itália que destacará 22 militares da Arma dei Carabinieri. Esta Força de Reserva é comandada por um Major da GNR português, coadjuvado por um segundo comandante francês.

Os 42 militares da GNR estiveram em aprontamento durante cerca de 4 semanas, através de diversos treinos operacionais das componentes táticas de ordem pública, operações especiais e inativação de engenhos explosivos, tiro, direitos humanos e código do conduta. Os militares nomeados são de diversas especialidades, nomeadamente da especialidade de ordem pública, operações especiais e inativação de engenhos explosivos.

As missões da EUROGENDFOR, cobrem uma ampla gama de tarefas policiais, sendo que, desde a sua criação formal em 2007, já foi empregue em 16 missões e operações em todo o mundo.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS