Segunda-feira, Abril 22, 2024
14.9 C
Braga
RegiãoVila Nova de FamalicãoGaleria Municipal de Famalicão expõe arte de Pedro Chorão

Galeria Municipal de Famalicão expõe arte de Pedro Chorão

© CM Famalicão

“Superfícies” é o nome da mais recente exposição patente na galeria municipal de Famalicão, da autoria de Pedro Chorão. O trabalho do artista conimbricense pode ser visitado até 18 de maio, no espaço cultural famalicense. A entrada é livre. 

Quem entrar na galeria municipal encontra uma seleção de pinturas e obras fotográficas de Pedro Chorão, realizadas ao abrigo de uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian nos anos 1987/88/89, na Região do Alentejo, “obras que resultam de um percurso muito minucioso e atento onde cada detalhe, cada fragmento, cada pormenor de luz, cada textura se tornou propósito de atenção e resultou numa fotografia. Estas imagens detêm uma composição lúcida e uma perceção diferenciada”, como refere o curador da galeria de arte contemporânea, António Gonçalves.

Segundo o curador da galeria famalicense, Pedro Chorão “tem desenvolvido um percurso de trabalho amplo e feito de uma sensibilidade muito apurada que resulta em obras portadoras de um sentido estético cuidado e de aprimorada sabedoria”, algo que está, agora, vertido em “Superfícies”.

Pedro Chorão nasceu em Coimbra, em 1945, tendo estudado em Liverpool e em Paris, e tornando-se mestre em Pintura pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Desde 1972, o artista já realizou mais de 150 exposições, em Portugal e no estrangeiro, e no seu currículo constam prémios nacionais (III Exposição de Belas Artes, Fundação Gulbenkian, 1987; Bicentenário do Ministério das Finanças, 1988; Bienal de Lagos, 1990) e internacionais (AICA – Association Internationalle des Critiques d’Art). O trabalho do artista conimbricense está representado nas principais coleções e museus nacionais de Lisboa e do Porto.

A exposição “Superfícies” pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10:00 às 17:30, e aos fins de semana, das 14:30 às 17:30, na galeria municipal Ala da Frente, situada no edifício do Museu Bernardino Machado, em Famalicão.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES