Terça-feira, Maio 21, 2024
11.7 C
Braga
RegiãoEsposendeGalaicofolia levou mais de 40 mil pessoas a Esposende

Galaicofolia levou mais de 40 mil pessoas a Esposende

© CM Esposende

A “Galaicofolia – 2000 anos de festa!”, que animou o Castro de S. Lourenço, em Vila Chã, Esposende, entre os dias 20 e 23 de julho, recebeu mais de 40 mil visitantes, superando as expectativas do Município de Esposende, que traça “um balanço positivo, a todos os níveis”, da nona edição do evento.

Tendo como palco um local classificado como Património de Interesse Público, a Galaicofolia proporcionou mais de 30 horas de animação, com espetáculos de rua, dança, teatro, música, recriações, desfiles, jogos, oficinas, queimada galaica, bem como um espaço dedicado aos mais novos com divertimentos, oficinas e atividades radicais. No espaço musealizado do castro houve lugar à recriação do modus vivendi dos povos galaicos, associando, deste modo, a animação à cultura e à história. Os concertos de música com o grupo de folk Antíkua, cujo reportório é baseado numa recolha de canções tradicionais portuguesas, e com os irlandeses “Caroline Keane & Tom Delany Band” e a música celta, foram também momentos-chave do certame.

O ambiente de festa e animação foi uma constante ao longo dos quatro dias do evento, onde 25 stands de artesanato tinham ao dispor dos visitantes originais e criativas sugestões. Ingrediente fundamental, a área alimentar dispunha, nesta edição, de cinco espaços de restauração, num total de 23 espaços de gastronomia, com diversas e apetecíveis sugestões.

De forma a garantir as condições de segurança e acessibilidade ao recinto da Galaicofolia, o Município disponibilizou, ao longo dos quatro dias do evento e de forma permanente, transporte gratuito, com quatro pontos de recolha, nomeadamente na cidade de Esposende, em Marinhas e em Vila Chã. “Esta medida revelou-se, uma vez mais, uma excelente estratégia, quer para evitar congestionamento do tráfego automóvel como em termos ambientais, possibilitando o acesso rápido e cómodo aos muitos visitantes que optaram por este recurso, dispensando o uso da viatura própria”, referiu a autarquia.

Foram igualmente disponibilizados sete parques de estacionamento, cinco em Vila Chã, e mais dois em Esposende e em Marinhas, onde se efetuava a recolha de passageiros. “Por esta via e com recurso a 22 autocarros, ao longo dos quatro dias de evento, foi possível retirar milhares de viaturas do evento”, acrescenta.

Em jeito de balanço o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, refere que “este evento cultural, de lazer e entretenimento que o Município leva a efeito em parceria com a Junta de Freguesia de Vila Chã é uma aposta bem-sucedida”. “Nove edições, sempre com número crescente de visitantes, demonstram que a Galaicofolia é um evento chave na estratégia cultural e turística do Município”, sublinha Benjamim Pereira, acrescentando que “a apreciação positiva, tanto dos visitantes como dos comerciantes e associações presentes na iniciativa, comprovam o sucesso de um evento que se afirma já no calendário cultural da região e mesmo do país”. O autarca não tem dúvidas de que “este é um evento para manter, pela afirmação que representa para o território e para a sua economia”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES