Sob o tema “Mais Ética, Melhor Desporto”, decorreu a 14.ª Gala de Distinção de Mérito Desportivo do Município de Esposende, cerimónia em que se premeiam atletas, dirigentes, treinadores, árbitros e clubes do concelho.
O ex-canoista Belmiro Penetra recebeu o “Prémio Paulo Gonçalves” e o árbitro José Manuel Carreira Silva foi distinguido com o “Prémio Carreira”.
“Esta Gala é também uma celebração de valores que vão muito além das medalhas e troféus. Esta Gala é um testemunho de tudo aquilo que Esposende representa no mundo do desporto: paixão, determinação e excelência”, vincou o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio, que relembrou ser esta “uma celebração de valores que vão muito além das medalhas e troféus”.
“Sempre vimos o desporto como um investimento no futuro e nunca como uma despesa. Cada euro que alocamos ao desporto é um passo para formar melhores desportistas e, sobretudo, melhores cidadãos. Por isso, aumentamos este ano o apoio financeiro às associações desportivas para cerca de 400.000 euros, garantindo que mais jovens têm acesso às condições e ferramentas necessárias para crescerem no desporto e na vida”, sustentou Guilherme Emílio.
A gala convidou a “refletir sobre a essência do desporto: o respeito pelas regras, o fair play, o compromisso e a responsabilidade. Estes valores não são apenas importantes para o atleta, mas para todos os que fazem parte deste universo: treinadores, árbitros, dirigentes, clubes, associações e, claro, as famílias”, lembrou o presidente da Câmara.
A concluir, o autarca desafiou os intervenientes. “Se todos os dias derem o vosso melhor, se procurarem ser melhores do que ontem, estarão, sem dúvida, no caminho certo. Lembrem-se de que as conquistas não se fazem sozinhas. São fruto de um esforço coletivo que envolve dirigentes, treinadores, pessoal técnico, funcionários, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e, claro, as famílias. Um agradecimento especial a todos os pais aqui presentes. O vosso sacrifício e apoio são fundamentais para que os nossos jovens possam sonhar alto, treinar arduamente e alcançar o sucesso, etapa, após etapa”, sustentou.
Este ano foram atribuídos galardões em 29 modalidades desportivas destintas, sendo homenageados 105 atletas, 27 equipas, 29 técnicos e 3 árbitros. Foram, ainda, atribuídos o Prémio Carreira e o Prémio Paulo Gonçalves.
Destacaram-se os muitos praticantes, no âmbito do Desporto Escolar que proporcionou a prática a 619 alunos, em 15 modalidades destintas.
Também as associações desportivas foram distinguidas, na medida em que são garante da prática desportiva de 2032 atletas do concelho, o que representa mais 332 atletas do que no ano anterior, em 13 modalidades distintas. “O trabalho voluntário e a dedicação dos seus dirigentes é algo que teremos sempre de realçar e valorizar”, vincou o vereador com a área funcional do Desporto, Mário Rui Losa.