Quarta-feira, Abril 17, 2024
23.9 C
Braga
BragaFormação em Património percorre espaços emblemáticos da cidade de Braga

Formação em Património percorre espaços emblemáticos da cidade de Braga

© CM Braga

Está a decorrer a formação “Património Artístico e Arquitetónico Bracarense”, promovido pelo Município e dinamizado pelo investigador Eduardo Pires de Oliveira. Este é um curso teórico e prático que pretende redescobrir o barroco de Braga e do Minho bem como o conhecimento sobre André Soares.

“Já nas aulas práticas é valorizado sobretudo uma nova maneira de olhar as obras, de modo a que cada aluno possa aproveitar de forma totalmente inovadora o que aprende nas aulas teóricas”. É desta forma que o investigador Eduardo Pires de Oliveira descreve a ação de capacitação em “Património Artístico e Arquitetónico Bracarense”, que está a orientar e que está a decorrer ao longo do mês de março, envolvendo cerca de 15 formandos.

A formação é promovida pelo Município de Braga e insere-se no âmbito do diclo de formações SABER FAZER: Património Artístico e Arquitetónico Bracarense, que dá continuidade ao plano de ação da Estratégia Cultural de Braga 2020-2030.

Esta ação incide especificamente no período histórico-artístico do “Tardobarroco e Rococó” e nos espaços patrimoniais bracarenses mais representativos desse período e tem percorrido vários espaços emblemáticos da cidade como a Avenida Central, a Igreja e Convento dos Congregados, a Praça Municipal, Igreja da Misericórdia e o Bom Jesus do Monte.

De acordo com a formanda Rita Barros, “está a ser um privilégio poder aprender pormenores da História material e imaterial da cidade com o professor Eduardo Pires de Oliveira. O maior apoio que o Município pode garantir às empresas do setor do Turismo é, efetivamente, conhecimento aprofundado da cidade, para que quem faz a ponte com os visitantes possa fazer o melhor trabalho possível..

A formação, que termina no final do, mês teve como destinatários agentes turísticos, profissionais do setor do turismo cultural, agentes e entidades do setor cultural e criativo que intervenham neste campo. A ação tem como objetivo apoiar a capacitação dos agentes turísticos, dos profissionais do setor do turismo cultural, bem como dos agentes ou entidades do setor cultural e criativo que intervenham neste campo, visando uma crescente valorização do património cultural e a qualificação do turismo cultural bracarense.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES