Domingo, Junho 16, 2024
19.5 C
Braga
RegiãoVila Nova de FamalicãoFoliões já preparam a grande noite de Carnaval em Famalicão

Foliões já preparam a grande noite de Carnaval em Famalicão

© CM Famalicão

A noite de Carnaval de Famalicão, que acontece já na próxima segunda-feira, dia 12 de fevereiro, é uma tradição famalicense que mobiliza, todos os anos, milhares de pessoas de vários pontos do país.

Os preparativos, em alguns casos, arrancam com semanas de antecedência e mobilizam amigos, familiares, vizinhos, colegas de trabalho e coletividades locais, tal como é o caso do Clã 49 do Corpo Nacional de Escutas (CNE) 464 de Telhado, 14 amigos que, faça chuva ou faça sol, já só pensam na noite da próxima segunda-feira.

O chefe Pedro, “veterano” nestas andanças, recorda com nostalgia todas as edições do concurso de mascarados em que participou juntamente com o Clã 49. “A primeira vez foi em 2012”, comenta, dizendo que decidiram fazê-lo para angariar fundos para uma atividade escutista. “Fantasiamo-nos de Mickeys e Minnies”, conta.

Desde então, o “bichinho” cresceu e nos anos seguintes continuaram a participar no Carnaval da cidade, usando fantasias de “abelhas, sanduíche, tetris, soldadinhos de chumbo em carro de combate, excursão de seniores, cartas do uno”, entre tantas outras fantasias que Rita, membro do clã, nem sabe de cor. “Só não participamos no período da pandemia e no ano passado”, refere.

Daí este ano ser especial para o Clã 49, pois é o regresso de uma dinâmica marcada pelo “convívio e espírito de grupo”.

Imaginação não falta a este divertido grupo que participa no Carnaval de Famalicão há 14 anos. “É uma dinâmica que fortalece laços e até já faz parte do plano de atividades dos caminheiros”, comenta Pedro.

Mariana, que participa pela primeira vez, conta que as histórias narradas pelos restantes colegas despertaram o seu interesse em participar. “Fiquei com muita curiosidade”, refere.

O jovem Tiago, também caminheiro, comenta que antes de se juntar ao grupo, já tinha o hábito de ir ao Carnaval. “É algo que está enraizado nos famalicenses”, destaca com um certo orgulho. “É tradição”, referiu enquanto trabalhava num dos adereços que serão usados na noite da próxima segunda-feira.

Todos os materiais utilizados pelo grupo para a elaboração do disfarce carnavalesco foram obtidos junto de empresas ou comerciantes locais, por via de doações, ou através de sobras de decorações de eventos realizados na freguesia. Para o Clã 49, nada se desperdiça e tudo se aproveita e serve o propósito de criar uma fantasia criativa, onde a sustentabilidade e o reaproveitamento de recursos também marca presença.

Nessa noite, quem for a Famalicão, para além de encontrar um ambiente animado, repleto de mascarados e boa disposição, também encontrará animação musical em quatro pontos da cidade.

Diogo Fonseca, Ricardo Reis e Mc Mano são os responsáveis pela animação no palco da Praça 9 de Abril. A música no espaço instalado na Praça D. Maria II ficará a cargo de Viktor Soul, Manuel Fonseca e MC Landu Bi, e pelo palco da Praça vão passar João Nogueira, Meninos do Rio e Pedro Ribeiro. O programa de animação contempla ainda o tradicional desfile e concurso de mascarados e a atuação da Orquestra Pentágono no palco da Rua Luís Barroso. 

Os bares e cafés também abrem as portas e juntam-se à festa com vários DJs a oferecerem música aos foliões, madrugada dentro, numa megafesta de Carnaval ao ar livre onde há lugar para toda a gente. 

E para que ninguém perca esta grande noite, está prevista uma grande operação no que toca a transportes públicos, com doze linhas de autocarros gratuitos disponibilizados pelo município, que vão sair de diversas freguesias do concelho, e bilhete promocional nos comboios urbanos e regionais do Porto, com paragem e partida em Vila Nova de Famalicão, com um custo de 3 euros (ida e volta), fruto da parceria estabelecida entre a autarquia e a CP – Comboios de Portugal.

Os bilhetes podem ser adquiridos nas bilheteiras da CP até amanhã, sábado, 10 de fevereiro.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES