Sexta-feira, Julho 19, 2024
20.6 C
Braga
AtualidadeFlautista de Braga vai atuar no México e na Venezuela

Flautista de Braga vai atuar no México e na Venezuela

© Francisco Barbosa

Descrito por Jacques Zoon como “um dos mais interessantes artistas da sua geração”, o flautista Francisco Barbosa, natural de Braga, vai apresentar-se no México e na Venezuela.

O flautista irá atuar nos dias 9 e 10 de fevereiro, no auditório Blas Galindo do Centro Nacional de Artes do México (CENART), onde irá tocar Mozart a solo. Já no dia 18 de fevereiro, estará presente em Caracas, no Centro de Accion Social por lá Música, Auditorio Fedora Alemán, para tocar Vivaldi, Bach e Telemann.

O concerto na Venezuela acontece a propósito do aniversário do El Sistema de Orquestras da Venezuela e em virtude da masterclass que o flautista orientará na escola Mozarteum Caracas, de 12 a 15 fevereiro.

Francisco Barbosa é flauta solo da BD Chamber Orchestra. Iniciou os seus estudos musicais com José Matos e, posteriormente, no Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga. Entre 2008 e 2010 estudou em Viena a convite de Wolfgang Schulz.

Concluiu a licenciatura em flauta foi Superior de Orquestra da Metropolitana, na classe de Nuno Inácio, em 2013. Estudou na Escuela Superior de Música Reina Sofia, com Jacques Zoon e Salvador Martinez Tos. Frequentou masterclasses e workshops com Emmanuel Pahud, William Bennett, Nuno Inácio, Reza Nafar, Jeff Khaner, entre outros.

Francisco Barbosa tem sido músico convidado em diversas convenções de flauta e festivais na Europa e Estados Unidos nos últimos anos. 

Realizou recitais e masterclasses em Portugal, Espanha, Bélgica, Hungria, Eslováquia, Israel, e nos Estados Unidos em Nova lorque, Boston, West Virginia, Los Angeles e Las Vegas.

Em 2019 lançou o seu primeiro CD “Mozart Flute Quartets” e o segundo “Telemann Fantasias” em 2021.

Além do seu trabalho performativo, é autor da série de livros de exercícios para flauta “New Approach to the Art of Flute Playing”, com 5 volumes lançados. Em maio de 2022 estreou-se no prestigiado Carnegie Hall, em Nova Iorque.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES