O Festival Política regressa a Braga, de 6 a 8 de maio, sob o mote “Fronteiras”, contando com cinema, performances, teatro e debates centrados nas fronteiras políticas. O festival inclui atividades presenciais no Centro de Juventude de Braga e outras online, e pretende debater as fronteiras físicas, psicológicas e políticas que se apresentam como entraves à inclusão das pessoas no território ou na comunidade.
O Festival Política vai abordar temas como as divisões e clivagens que fomentam a discriminação, o racismo, a intolerância e o desrespeito pelos direitos humanos e todas as atividades são de acesso gratuito.
“Esta é a terceira vez que o Festival Política tem presença em Braga e é uma iniciativa que reputamos de muito positiva, não só pelo facto de estimular a reflexão sobre temas muito importantes sobre a nossa vida em sociedade, mas também por fomentar a participação dos jovens colocando-os em contacto com os responsáveis políticos”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a apresentação desta edição, que decorreu esta segunda-feira, no Centro de Juventude de Braga.
O acesso dos jovens à cultura e aos temas veiculados nesta edição, mereceram destaque por parte do autarca, com Ricardo Rio a salientar as parcerias que o Município de Braga tem desenvolvido com diversas entidades, nomeadamente com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e com a delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa, que “muito têm contribuído para concretizar o objetivo de retirar fronteiras existentes na comunidade e transformar Braga numa cidade cada vez mais inclusiva e acolhedora, onde qualquer cidadão de qualquer parte do mundo possa aqui realizar os seus sonhos”.
O Festival Política arranca na quinta-feira com a exibição do documentário de Alexander Nanau, “Colectiv – Um caso de Corrupção”, seguindo-se, pelas 21:15, do espetáculo “Fronteiras”, de André Murraças.
Um dos destaques desta edição é o encontro online entre cidadãos e eurodeputados representantes dos partidos presentes no Parlamento Europeu onde, durante cinco minutos, os participantes inscritos conversam com cada um dos deputados sobre o tema do festival. Este “Cara-a-Cara com os Eurodeputados” está marcado para o dia 7 de maio, às 17:00.