Sexta-feira, Dezembro 3, 2021
6.7 C
Braga
InícioCulturaFestival de Artes BINNAR regressa a Famalicão

Festival de Artes BINNAR regressa a Famalicão

© Inês d’Orey

Entre música, performance, fotografia, teatro, vídeo, escultura, imagem e outros, serão vários os artistas e grupos que vão passar  por Famalicão de 9 a 30 de novembro, na sexta edição do festival BINNAR, criado e produzido pela plataforma BINNAR, da Associação Cultural Estrelas e Pelicanos. O evento, que conta com o apoio do Município de Vila Nova de Famalicão, decorre em vários espaços do concelho e tem entrada gratuita.

Com uma programação eclética e um leque de artistas entre consagrados e emergentes, o festival tem agregado várias parcerias e diferentes espaços do concelho famalicense, entre eles, museus, galerias, fundações, escolas e outros.

BINNAR 2021 | PROGRAMA 

EXPOSIÇÃO 

ROUTE / TRAJECTORY

9-30 de Novembro | GALERIA SOLEDADE MALVAR

Exposição com Aaron Oldenburg, Alexandra Freye, Arash Akbari, Gabriele Rossi, Methas Chatawongs, Milos Peskir, Parumveer Walia, Szabina Péter e Tina Sulk Resnik, coletiva resultante da open call internacional lançada pelo festival nas áreas da fotografia e vídeo. Roteiros pessoais e interpessoais, explorados individualmente para a composição de uma multiperspetiva planetária convergente num mesmo espaço.

CINEMA / MÚSICA

TRESOR&BOSXH + MARLIES VAN DER WEL + RÉKA BUCSI + EDGAR WRIGHT

11 de Novembro 21:45 | CASA DAS ARTES

Parceria com o CINECLUBE DE JOANE

TRESOR&BOSXH são Tiago Rosendo e C. Ricardino, um duo de música eletrónica de Barcelos no ativo desde 2014. Criaram uma banda-sonora para as duas curtas de animação «Jonas and the Sea» (2015) de Marlies Van Der Wel e «Solar Walk» de Réka Bucsi (2018), que interpretam ao vivo nesta sessão.

Para além dos filmes-concerto, também será projetado «The Spark Brothers» (2021) de Edgar Wright, uma odisseia por cinco estranhas décadas musicais com os irmãos Ron e Russell Mael, o duo por detrás de Sparks. Os Sparks apresentam uma carreira sólida, pioneiros e percursores no pop-rock e eletrónica e celebrizados por músicos como Beck, Flea, Giorgio Moroder, Todd Rundgren, Patton Oswalt, ou Björk.

CONCERTOS / PERFORMANCES

JOANA GAMA

12 de Novembro 22:00 | FUNDAÇÃO CASTRO ALVES

Joana Gama é uma pianista portuguesa que se desdobra em múltiplos projetos quer a solo, quer em colaborações nas áreas do cinema, da dança, do teatro, da fotografia e da música. Doutorada pela Universidade de Évora, prossegue as suas investigações enquanto membro do CESEM/NOVA FCSH. Para além dos seus recitais, tem colaborado com vários artistas e apresentado trabalhos internacionalmente e em disco, com várias editoras. Para este concerto, traz-nos a obra de Hans Otte.

TRIGÉMEO, TRÍPTICO PARA UM TRÍPTICO

13 de Novembro 17:00 | FUNDAÇÃO CUPERTINO DE MIRANDA

Co curadoria com LÍMITES – CORPO COLETIVO TRANSFRONTEIRIÇO

‘Trigémeo (tríptico para um tríptico)’ é uma intervenção performativa de vários artistas de LÍMITES que dialoga com a obra ‘A Vida’, de António Carneiro. A partir da analogia como mecanismo principal a operar em todas as linguagens artísticas, o coletivo pretende trasladar às artes cênicas, visuais, poéticas e musicais a sua reflexão e interpretação desta obra plástica. Três conceitos, três momentos, três oferendas que o ser humano entrega ao tempo, vigia implacável que nos atravessa de parte a parte, que nos faz livres e escravos, na mesma luta contra e a favor.

FERE

21 de Novembro 18:00 | MOSTEIRO DE ARNOSO, SANTA EULÁLIA

FERE são Pedro Mendes e João Pedro Amorim (guitarras), Mariana Costa (bateria) e Jaime Manso (baixo). A banda criou para o BINNAR uma peça musical em estilo de cerimónia, com cinco momentos orgânicos.

RESIDÊNCIAS / FORMAÇÃO / ESCOLAS

PAN CHOCOLATE PAN

15-17 de Novembro | ACADEMIA CONTEMPORÂNEA DO ESPECTÁCULO (ACE)

Co curadoria com LÍMITES – CORPO COLETIVO TRANSFRONTEIRIÇO

(RE)LEITURAS

8-30 de Novembro //  Escolar // AECCB-EB1 Luís de Camões

LAB/MEDIA

22-26 de Novembro |  Escolar | OFICINA- ESCOLA PROFISSIONAL DO INA

Co curadoria com LÍMITES – CORPO COLECTIVO TRANSFRONTEIRIÇO

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS