Segunda-feira, Outubro 25, 2021
16.7 C
Braga
InícioReportagemFestas do São João de Braga voltam a ter concertos presenciais

Festas do São João de Braga voltam a ter concertos presenciais

O São João de Braga vai realizar-se este ano com uma programação adaptada à pandemia. As sanjoaninas vão decorrer de 18 a 24 de junho e vão ser vividas, uma vez mais, numa edição digital “Entre Portas”. Contudo, haverá alguns concertos presenciais no Altice Forum Braga, Theatro Circo e nos jardins do Museu dos Biscainhos.

Augusto Canário, Ana Bacalhau, Daniel Pereira Cristo e Tiago Bettencourt são os protagonistas musicais escolhidos para o programa sanjoanino deste ano.

Augusto Canário e Amigos atua na abertura das festas, 18 de junho, às 21:00, no Altice Forum Braga com entrada gratuita. No mesmo dia, às 21:00, Ana Bacalhau sobe ao palco do Theatro Circo. Daniel Pereira Cristo atua no domingo, 20 de junho, às 19:00, nos jardins do Museu dos Biscainhos, e Tiago Bettencourt atua no encerramento, a 24 de junho, às 21:00, no Altice Forum Braga.

Com uma aposta reforçada no programa digital, o São João de Braga vai contar com um conjunto de iniciativas culturais. Ao todo serão cinco os espetáculos presenciais e sete as exposições inseridas no programa, que irá revisitar a memória do São João de Braga e que reforçam a programação pensada para os canais digitais.

“Vamos ter o regresso dos concertos de forma cuidada e monitorizada com o controlo das entradas, assim como para a obtenção de bilhetes para os concertos que se realizam no Altice Forum Braga, que serão de entrada gratuita. Já o concerto de Ana Bacalhau no Theatro Circo terá um valor simbólico que irá reverter a favor do Fundo Social Sanjoanino”, explicou Firmino Marques, presidente da Associação de Festas do São João de Braga.

Braga TV

O Cónego Roberto Mariz, do Cabido da Sé de Braga, falou sobre as celebrações do Santo Popular e apelou à comunidade para sentir e celebrar o São João para “dar esperança durante esta pandemia da Covid-19”.

“Celebramos o nascimento de São João Batista a seis meses do Natal e uma das expressões que ele usava era esta: ‘já está no vosso meio aquele que vós não conheceis’, referindo-se a Jesus que já estava ali no meio. Também no nosso meio ele se encontra e que o possamos reconhecer e sentir a presença de Deus para nos dar alento e esperança nas circunstancias que vivemos. Que as Festas de São João possam ser, de certo modo, fermento e alento”, disse o cónego.

Por sua vez, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, fez um apelo aos bracarenses para celebrarem o São João “num contexto familiar” e para respeitarem as regras, a fim de evitar o aumento de casos de contágio.

“A minha mensagem final é de apelar para que as pessoas celebrem o São João sem festejarem, uma vez que é necessário que ao longo das próximas semanas contenham as realizações de grupo num contexto familiar. Celebrem, mas não festejem”, finalizou o edil.

A abertura oficial das Festas do São João de Braga está marcada para o dia 23 de junho com o habitual lançamento do balão e no dia 24, Dia de São João Batista, haverá uma Missa campal no Parque da Ponte em honra de São João Batista.

Toda a programação do São João de Braga poderá ser consultada na aplicação São João de Braga, disponível para sistemas android e iOS ou no site.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS