Sexta-feira, Maio 27, 2022
18.6 C
Braga
InícioRegiãoPóvoa de LanhosoFestas de São José animam a Póvoa de Lanhoso durante o fim...

Festas de São José animam a Póvoa de Lanhoso durante o fim de semana

© CM Póvoa de Lanhoso

Aproxima-se o principal fim de semana das festas em honra de São José na Póvoa de Lanhoso. A noitada, na sexta-feira, 18 de março; a procissão, no dia do Pai, sábado, 19 de março; e a tarde de folclore, no domingo, 20 de março, são alguns dos destaques das festividades concelhias.

Para além destes, existem mais pretextos para que povoenses e visitantes participem no São José da Póvoa de Lanhoso, a primeira grande romaria do ano da região, depois de dois anos em que não se realizou nos moldes habituais devido à pandemia.

Assim, na sexta-feira, 18 de março, o programa começa pela abertura da exposição “Lenços de Amor, versos ao Pai – do Pai da Terra ao Pai do Céu”, às 21:00, na galeria do Theatro Club. Trata-se de uma parceria com a Rusga de São Vicente de Braga. A partir das 21:30, a noite é musical e solidária, em favor da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga. Desta forma, em palcos descentralizados e com início à mesma hora, Os Pêgas atuam nos Paços do Concelho; Tiago Maroto atua na Praça Eng. Armando Rodrigues; e os Dj’s Rui e Cirilo atuam no Anfiteatro do Pontido. Para as 00:00, uma grandiosa sessão de fogo-de-artifício, a partir do Parque do Pontido, encerra o programa para este dia.

No sábado, 19 de março, que é também o principal dia das festas, a habitual Feira Franca começa às 09:00, no Campo da Feira. À mesma hora, começa o Concurso Pecuário, no Parque do Pontido. A cerimónia do Hastear da Bandeira está marcada para as 10:00, nos Paços do Concelho, seguindo-se a Missa Solene, às 11:00, na Igreja Matriz. O ponto alto das festividades, a Majestosa Procissão em honra de São José, percorre as principais artérias da Vila sede de concelho a partir das 15:00. Para as 16:30, está marcado o início do Concerto de Bandas Filarmónicas, nos Paços do Concelho, com a participação da Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso e da Banda Musical de Calvos. A música continuará à noite, a partir das 21:30, mas já com estilos diferentes. Assim, os ZecAdegas são a proposta para o palco nos Paços do Concelho; e Tiago Barbosa é a proposta para o Jardim António Lopes. LEIRBAG, Raphaël Showcase e Pakotes convida Malabá são as propostas para a Praça Eng.º Armando Rodrigues, enquanto o Dj Ruy Vercetti atua no Anfiteatro do Pontido. A noite encerra com uma sessão de fogo-de-artifício a partir do Parque do Pontido, às 00:00.

O último dia de festas, 20 de março, tem o XXXVI Concurso de Pesca Desportiva de São José agendado para as 09:30, na Pista de Pesca de Santo Emilião, numa organização da Secção de Pesca do Sport Clube Maria da Fonte. Para as 10h30, está marcado o espetáculo infantil “As músicas do Professor Carlos”, nos Paços do Concelho, o mesmo local que acolhe, a partir das 15:00, a tarde de Folclore, com as atuações dos grupos do concelho: Rancho Folclórico de Garfe, Rancho Folclórico Maria da Fonte de Fontarcada, Rancho Folclórico de Porto D’Ave – Taíde, Rancho Folclórico da Póvoa de Lanhoso e Rancho Folclórico de Santa Maria de Verim. Com início à mesma hora, mas em palcos distintos, haverá ainda as atuações do grupo Cantares da Nossa Aldeia, na Praça Eng.º Armando Rodrigues, e do Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior do Rotary Club da Póvoa de Lanhoso, no Jardim António Lopes. Às 15:30, abre a exposição “Herança Cultural da Póvoa de Lanhoso”, no Núcleo Museológico do Castelo de Lanhoso. A edição de 2022 das Festas Concelhias em Honra de S. José encerra às 20:00, com uma Sessão de Fogo.

De lembrar que, de 18 a 20 de março, decorre nos estabelecimentos de restauração e alojamento aderentes à iniciativa fins de semana gastronómicos “Sente-se à mesa com a gente”, dando destaque ao Cabrito à São José & Rochas do Pilar. Nestas mesmas datas, a Praça Eng. Armando Rodrigues acolhe uma mostra de artesanato e produtos regionais de São José.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS