Domingo, Agosto 7, 2022
24.4 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoFestas Antoninas estão de volta a Famalicão de 9 a 13 de...

Festas Antoninas estão de volta a Famalicão de 9 a 13 de junho

© CM Famalicão

Depois de dois anos atípicos, a cidade de Vila Nova de Famalicão está agora em contagem decrescente para o regresso das Festas Antoninas. A sardinha assada, o aroma dos manjericos, o algodão doce e os bailaricos ao som da música popular estão de volta à cidade.

As festas concelhias realizam-se de 9 a 13 de junho, com um vasto programa composto por cerca de 40 atividades das quais se destacam o concerto de Diogo Piçarra, o regresso dos “Toninho’s” para regozijo dos mais jovens e o grandioso desfile das Marchas Antoninas.

São cinco dias intensos de festa abençoados pelo Santo António, marcados por inúmeras propostas culturais e desportivas que vão de encontro às várias gerações de famalicenses e aos muitos milhares de pessoas que visitam a cidade por esta altura.

A começar pelos vários apontamentos musicais, todos gratuitos, com Diogo Piçarra, no dia 13, como cabeça cartaz, Alvorada Musical e Zezé Fernandes, no dia 9, Nuno Portugal e Os Pêgas, dia 10, a estreia musical de Jess e Retimbrar, dia 11 de junho.

Um programa onde também não faltam as tradições ancestrais que fazem das Antoninas de Famalicão um dos momentos mais esperados do ano pelos famalicenses e uma das maiores romarias do Norte do país: as marchas, a distribuição do pão e a procissão em honra de Santo António, o desfile etnográfico, a caminhada camiliana, o encontro de cavaquinhos e os cantares ao desafio, os arraiais, os saltos às fogueiras, entre outras.

O presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, vê com “muito entusiasmo” o regresso das Festas Antoninas nos moldes habituais. “Estamos todos com muita vontade de viver tudo aquilo a que nos vimos privados nos últimos dois anos. Dá para perceber o quanto os famalicenses estão ansiosos e entusiasmados por poder voltar a festejar as Antoninas, as grandes festas do nosso concelho”.

Este ano, o grandioso desfile das Marchas volta a sair à rua na noite de 12 para 13 de junho. Os preparativos já começaram e o momento mais esperado das Antoninas promete animar as ruas do centro da cidade, numa saudável competição entre associações e freguesias do concelho, com a exaltação, orgulho e paixão de quem é famalicense. Ao todo são sete as marchas participantes: Associação Recreativa e Cultural de Antas, União de Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz, Associação Cultural e Desportiva de São Martinho de Brufe, Casa do Povo de Ruivães, Associação Recreativa e Cultural Flor do Monte – Carreira, Associação Cultural e Recreativa São Pedro Riba de Ave e LACS – Associação Cultural São Salvador da Lagoa. “Tenho a certeza que todas nos vão surpreender”, acrescenta o edil.

Destaque ainda para a vertente religiosa das Festas, no feriado do dia 13 de junho, com a procissão em honra de Santo António a percorrer as principais ruas da cidade. Antes disso, pela manhã realiza-se a Missa e a distribuição do Pão, cumprindo-se uma tradição secular.

Como quase todas as festas populares, as Antoninas vão também chamar os famalicenses para a prática desportiva. Este ano, contam-se perto de uma dezena de provas, com destaque para o Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, no dia 12, para a Caminhada Camiliana e a Descida Mais Louca, ambas no dia 10.

O regresso dos “Toninho’s” à Praça D. Maria II é uma das grandes novidades deste ano. A iniciativa promete chamar os mais jovens para dançar na noite do dia 11 de junho ao som dos DJ’s convidados Cubita, Overule & Landu Bi, Diogo Fonseca e Assis Martin.

Aos mais pequenos cabe a honra de abrir as festividades, com toda a ternura e a criatividade das Marchas Infantis. Com os arquinhos empoleirados e as ancas a baloiçar, as crianças desfilam pela cidade, na quinta-feira, 9 de junho.

O programa completo pode ser acedido aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS