Sexta-feira, Setembro 17, 2021
16.6 C
Braga
InícioReportagemFesta em honra de Santo António fortalece tradição em Lamas

Festa em honra de Santo António fortalece tradição em Lamas

A tradição voltou a cumprir-se na freguesia de Lamas com a Festa em honra de Santo António, que decorreu ao longo do fim de semana. Na tarde deste domingo viveu-se um dos maiores momentos da festividade, com o decorrer dos habituais atos religiosos e da procissão.

João Alves, presidente da Junta de Freguesia de Lamas, parabenizou a Comissão de Festas do Santo António que este ano foi composta, pela primeira vez, por mulheres. “Esta é a maior festa da freguesia de Lamas e uma das maiores da Veiga de Penso. Como a população tem uma grande devoção a Santo António, todos os anos é nomeada uma Comissão de Festas que se responsabiliza pela organização da festa. Este ano a Comissão é composta, pela primeira vez, de mulheres e é de louvar a sua atitude pois  provaram aos homens que também conseguem fazer um excelente trabalho”, salientou João Alves.

As festividades contaram com o apoio da Junta de Freguesia e da Comissão Fabriqueira de Lamas que, segundo o presidente, “as comissões vindouras, sejam homens ou mulheres, poderão contar sempre com o nosso apoio pois queremos que esta festa perdure na nossa freguesia”.

Luís Pedro, Pároco de Lamas, citou uma frase de João Paulo II para elogiar o trabalho de fé que mantém viva esta tradição na freguesia. “Nas palavras de João Paulo II, uma fé que não gera cultura, é uma fé que está virada para a morte, mas se a cultura é vista como uma maneira de expressarmos aquilo que vai no nosso fundo, a maneira de falarmos, de agirmos, de pensarmos, e se a fé realmente vai embebendo tudo isto, então dizemos que é com alegria que haja um grupo de pessoas que aponta caminhos para reavivar a memória da fé”, finalizou o pároco.

A festa contou com a adesão da população que permite que a tradição em honra de Santo António se mantenha viva na freguesia.

https://www.facebook.com/BragaaTV/videos/1719095748143834/

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS