Sábado, Outubro 23, 2021
16.2 C
Braga
InícioBragaFernando Alexandre preside à Comissão de Honra de apoio à candidatura de Ricardo Rio

Fernando Alexandre preside à Comissão de Honra de apoio à candidatura de Ricardo Rio

© Juntos por Braga

Fernando Alexandre preside à Comissão de Honra de apoio à candidatura de Ricardo Rio à presidência da Câmara Municipal de Braga.

Uma vez conhecidos os Mandatários da Juventude, Mariana Machado e André Pimenta, e o Mandatário Político, Pedro Fraga, a coligação “Juntos por Braga” apresenta agora o presidente da Comissão de Honra de apoio à candidatura, que irá também intervir na sessão de apresentação da recandidatura de Ricardo Rio, que terá lugar este sábado, no Theatro Circo.

Fernando Alexandre é doutorado em Economia pela Universidade de Londres, Birkbeck College. É professor associado com Agregação da Universidade do Minho e vice-presidente do Conselho Económico e Social.

É também membro do conselho consultivo do Conselho para a Produtividade, consultor científico para a área de estudos de Economia da Fundação Francisco Manuel dos Santos, vogal do conselho fiscal da Casa de Investimentos, SA, membro da direção alargada da Plataforma Crescimento Sustentável e comentador da RTP (participação semanal no programa 360º da RTP3).

Foi pró-reitor da UMinho, presidente do Conselho de Administração da SBS Startup Braga, SA, presidente da Escola de Economia e Gestão da UMinho e secretário de Estado Adjunto do ministro da Administração Interna no XIX Governo Constitucional.

Os seus interesses de investigação são a macroeconomia e a política económica, tendo focado nos últimos anos no estudo da Economia portuguesa, já com sete livros editados. Dadas as funções que tem desempenhado na área da gestão universitária desenvolveu também investigação na área das políticas para o ensino superior. Tem diversos trabalhos publicados em revistas científicas internacionais.

Foi presidente, vice-presidente e presidente do Conselho Pedagógico da Escola de Economia da Universidade do Minho, diretor do Departamento de Economia da Universidade do Minho e diretor da licenciatura em Economia.

A Comissão de Honra de apoio à candidatura envolve “um vasto rol de personalidades dos diversos setores de atividade que não quiseram deixar de se associar ao projeto liderado por Ricardo Rio”.

Na opinião de Ricardo Rio, “o professor Fernando Alexandre é um dos rostos de uma geração de docentes universitários fortemente comprometida com o trabalho com a comunidade e com a valorização económica do conhecimento gerado na Academia, pilar essencial do modelo de desenvolvimento económico que Braga prossegue”

Por outro lado, adianta o autarca de Braga, “o seu continuado esforço de reflexão crítica sobre a economia portuguesa tem contribuído para o debate público de opções políticas determinantes para o futuro do país, sendo hoje uma das personalidades mais reconhecidas nesta área a nível nacional, com a qual mantenho uma forte identificação de há muitos anos a esta parte”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS