A Feira Semanal de Retalho e a Feira de Grossistas em Braga voltam a receber clientes na próxima semana, mas com novas regras. A decisão de reabrir as feiras foi tomada em conjunto pelo Município de Braga e pela InvestBraga. O atendimento aos feirantes será realizado pela InvestBraga no Altice Forum Braga, a partir de segunda-feira, 18 de maio.
Com o levantamento gradual das medidas de confinamento, a Feira Semanal de Retalho e a Feira dos Grossistas, que se realizam habitualmente à terça-feira, voltam ao seu funcionamento, com a disponibilização dos habituais produtos e serviços, já no dia 19 de maio.
De acordo com a administração da InvestBraga, a decisão de abertura traz consigo a definição de diversas medidas de proteção, quer para feirantes, quer para quem os visita. Carlos Silva, Administrador Executivo da InvestBraga, salientou “que é necessário introduzir regras que permitam criar um clima de segurança em todas as atividades, sendo as feiras apenas mais um exemplo, de modo a permitir que os nossos clientes possam voltar às suas rotinas com confiança”.
Após uma paragem de mais de dois meses, a reabertura das feiras está condicionada ao cumprimento de todas as normas e recomendações definidas pela Direção Geral de Saúde (DGS), tendo os comerciantes que obedecer a um conjunto de normas de funcionamento específicas, que visam garantir as condições de segurança e higiene no exercício da sua atividade.
Medidas:
- Obrigatoriedade de uso de máscara pelos feirantes da Feira Semanal de Retalho e a Feira dos Grossistas.
- Os utilizadores/clientes das feiras devem, no espaço da feira, utilizar máscaras.
- Os utilizadores devem respeitar entre si a distância social de segurança (2 metros), no momento de visita aos stands para fazer as compras.
- Os feirantes devem ter desinfetante nos seus espaços/bancadas/tendas para uso próprio e dos clientes.
- Os feirantes devem desinfetar as superfícies da zona de venda que usarem, ou que estiveram em contactos com os clientes.
- Os feirantes devem higienizar as mãos no início e no final de cada atendimento.
- Os utilizadores/clientes devem evitar tocar em objetos e superfícies.
- Não devem estar mais de 2 pessoas por bancada/espaço de atendimento dos feirantes.
- Nos recebimentos, os feirantes devem evitar o uso de numerário, privilegiando o pagamento automático (Multibanco, MBWay e Contactless).
“As medidas determinadas pelo Município de Braga e pela InvestBraga visam criar um clima de segurança e confiança para disponibilizar um conjunto de bens para o dia a dia de todos os munícipes, assim como permitir a continuidade da atividade profissional dos diferentes vendedores”, ressalva Carlos Silva, acrescentando que “é necessário, cada um de nós, em conjunto com o todo, ajudar a retomar o sistema económico da região e para que as nossas vidas voltem pouco a pouco a alguma normalidade”.