Quarta-feira, Maio 18, 2022
16.2 C
Braga
InícioBragaFarricocos já fazem soar as matracas em Braga para assinalar a Quinta-Feira...

Farricocos já fazem soar as matracas em Braga para assinalar a Quinta-Feira Santa

© Ricardo Rio

A Quinta-Feira Santa está a ser assinalada em Braga com a visita do Grupo de Farricocos da Santa Casa da Misericórdia por várias ruas do centro histórico da cidade.

O grupo encontra-se a soar as “matracas”, após o silenciamento dos sinos, lembrando aos fiéis a confissão e penitência, encaminhando-os para a Procissão do “Ecce Homo”, que será realizada esta noite, às 21:30, com saída da Igreja da Misericórdia.

Esta era origem pagã, um grupo de mascarados que percorriam as ruas, anunciando a passagem dos condenados e relatando os seus crimes. 

“Já ‘cristalizados’, em tempos antigos, conforme a mentalidade de então, percorriam as ruas chamando os pecadores públicos à sua reintegração na Igreja, depois de arrependidos e perdoados. Era a forma do tempo, de entender a misericórdia para com os pecadores, aos quais tinha sido aplicada a indulgência. Atualmente, atribui-se-lhe um significado substitutivo e residual, de chamamento aos Irmãos da Misericórdia para a procissão desta noite. O uso das ruidosas ‘matracas’ para este efeito foi instituído em anos remotos para substituir o toque dos sinos, que nos dias maiores da Semana Santa Ficavam silenciosos”, explica a Comissão da Semana Santa de Braga.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS