Sábado, Maio 28, 2022
27.8 C
Braga
InícioPaísFarmácias arrancam testagem aos alunos do ensino público

Farmácias arrancam testagem aos alunos do ensino público

DR

Cerca de um milhão de estudantes dos estabelecimentos públicos de ensino de todo o país vão ser testados ao longo do segundo período letivo, com o apoio da rede nacional de farmácias. Esta iniciativa de testagem Covid-19 arranca hoje, na sequência do protocolo assinado entre a Associação Nacional das Farmácias (ANF) e a Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP). O objetivo é garantir a segurança dos alunos durante o novo período letivo.

O programa organizado pelas duas entidades prevê que o serviço de testagem seja articulado localmente entre cada escola e a(s) farmácia(s) de proximidade, podendo a testagem ser realizada nas instalações da farmácia ou da escola, desde que garantidos os requisitos necessários.

Para o presidente da ANDAEP, esta iniciativa “vai permitir que os nossos alunos possam ser todos testados a custo zero para as famílias e para as escolas, contribuindo para conceder ainda mais segurança a um lugar confiável”. O professor Filinto Lima acrescentou que “os diretores não baixarão a guarda de exigência relativamente ao cumprimento das regras e observação das normas implementadas nas escolas públicas, reconhecendo mais-valia nesta simbiose”.

A ANF congratula-se com esta parceria, que permite estender a testagem aos estudantes do ensino público de todo o país. “Trata-se de um programa flexível, porque será ajustável à realidade de cada localidade e concelho”, refere a presidente da ANF, Ema Paulino, para quem os contributos que as farmácias aportam a este programa são “a capilaridade da rede de farmácias em todo o país, a forte ligação dos farmacêuticos com as comunidades locais e a experiência acumulada na testagem Covid-19”.

O protocolo de colaboração assinado entre a ANDAEP e a ANF promove que as farmácias aderentes à convenção com o Serviço Nacional de Saúde participem no serviço de TRAg COVID-19 junto dos alunos dos estabelecimentos públicos de ensino, em todo o território nacional.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS