Quarta-feira, Setembro 28, 2022
15 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão: YMotion leva cinema jovem premiado a estudantes do Norte

Famalicão: YMotion leva cinema jovem premiado a estudantes do Norte

© CM Famalicão

A edição 2022 do Festival de Cinema Jovem de Famalicão, YMotion, já está a dar os primeiros passos. O ciclo de «Projeções e Conversas com Jovens Cineastas» arranca já a 27 de janeiro e decorre até 10 de março, percorrendo escolas secundárias e instituições de ensino superior de Famalicão, Porto e Santo Tirso.

Estão previstas seis sessões que compreendem o visionamento de filmes premiados na 7.ª edição do festival (2021), seguido de discussão com a presença dos realizadores e jovens estudantes nas áreas do cinema, audiovisual e multimédia.

As sessões vão contar, de igual modo, com a presença de convidados ligados ao cinema, como o jornalista e crítico de cinema, Rui Tendinha, a atriz Sónia Balacó, o realizador Pedro Peralta, a atriz Leonor Seixas, o jornalista de cinema Tiago Alves, entre outros.

Para além de divulgar as obras cinematográficas premiadas no YMotion junto do público escolar, este ciclo de projeções e conversas visa explorar, em contexto de sala de aula, a importância estética e temática dos filmes, bem como estreitar laços com professores e alunos, no que refere à conceção/realização de futuros trabalhos cinematográficos, possíveis de ser submetidos em festivais de cinema nacionais e internacionais.

O ciclo de «Projeções e Conversas com Jovens Cineastas» vai passar pela Escola Profissional do Instituto Nun’Alvres – OFICINA (Santo Tirso), Escola Secundária Padre Benjamim Salgado (Famalicão), Escola Secundária Camilo Castelo Branco (Famalicão), Instituto Multimédia (Porto), Escola Superior Artística do Porto e Escola Artística Soares dos Reis (Porto).

Recorde-se que o YMotion é um festival organizado pelo Município de Vila Nova de Famalicão desde 2015, que se tem vindo a afirmar no circuito de mostras e festivais de cinema do país, servindo de alavanca para o trabalho de jovens cineastas dos 12 aos 35 anos de idade. Paralelamente ao concurso de curtas-metragens, desenvolve, ao longo do ano, atividades formativas e educativas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS