Segunda-feira, Junho 27, 2022
18.9 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão volta a receber Gala Internacional do Bgreen Ecological Film Festival

Famalicão volta a receber Gala Internacional do Bgreen Ecological Film Festival

© CM Famalicão

Depois de dois anos sem realizar a grande gala em formato presencial, o Bgreen – Ecological Film Festival (festival de vídeo ecológico) regressa em plena força à cidade de Famalicão, com uma gala internacional no dia 9 de junho, pelas 21:30, no anfiteatro ao ar livre do Parque da Devesa, onde serão entregues os prémios a concurso e exibidos os vídeos vencedores.

A apresentação oficial do evento aconteceu esta manhã nas instalações da OFICINA – Escola Profissional do INA, em Santo Tirso, pela voz do vereador da Educação e Ciência, Augusto Lima, acompanhado pelo diretor pedagógico da OFICINA, Miguel Sá Carneiro.

“É um festival importante para o concelho de Vila Nova de Famalicão, diria até para toda a região”, refere Augusto Lima. “Este festival envolve três grandes fatores importantes: a sustentabilidade e os desafios que envolve, a internacionalização, algo que nos toca bastante como concelho aberto ao mundo e a componente tecnológica e audiovisual, que condiz com as práticas atuais dos nossos jovens”, destaca o vereador.

“Mais que um festival de vídeo, o Bgreen é fundamentalmente um projeto educativo que aprofunda a dimensão humana em torno da sustentabilidade e da lógica ecológica, procurando desenvolver esta sensibilidade nas camadas mais jovens de estudantes”, salienta Miguel Sá Carneiro.

Nesta 11.º edição do festival, o tema explorado incide sobre a mobilização dos jovens para as causas ambientais e, consequentemente, para uma maior consciencialização para justiça social e cidadania global, e foram recebidas perto de 300 candidaturas provenientes de escolas de todo o mundo. A lista de finalistas é composta por cerca de 30 vídeos oriundos de Portugal, Espanha, Noruega, Colômbia e Chile, que competem pelo prémios: «Grande Prémio bgreen // ecological film festival», «Bgreen Júnior», «Menção Honrosa», «Melhor Making-of», «Prémio do Público» e «Prémio Alphonse Luisier». O grande prémio inclui uma viagem Eco-Aventura aos Açores para o grupo de alunos vencedor.

Refira-se que o Bgreen – Ecological Film Festival é um festival de vídeo dedicado a temas ligados à causa ambiental e à ecologia, destinado a estudantes com idades compreendidas entre os 13 e os 21 anos. É promovido e organizado pela OFICINA – Escola Profissional do INA desde 2011 e conta com o apoio, entre outras entidades, da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. Trata-se de um projeto educativo de âmbito internacional, com um percurso de 12 anos, que já contou com a participação de 26 países, 800 escolas e cerca de 12 mil alunos.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS