Terça-feira, Julho 23, 2024
37.8 C
Braga
RegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão vai assinalar Semana Europeia da Mobilidade

Famalicão vai assinalar Semana Europeia da Mobilidade

© CM Famalicão

De 16 a 22 de setembro, Vila Nova de Famalicão junta-se a perto de duas mil vilas e cidades de toda a Europa para assinalar a Semana Europeia da Mobilidade.

Em Famalicão, a principal campanha de sensibilização da Comissão Europeia para a mobilidade urbana sustentável ocorrerá com o tema “Eficiência Energética”.

Ao longo da próxima semana haverá inúmeras atividades com vista a sensibilizar os famalicenses para uma mobilidade mais sustentável e um aproveitamento do espaço público direcionado para as pessoas em detrimento do automóvel.

Destaque no domingo, dia 17 de setembro, para o Dia da Mobilidade, que será celebrado sob o lema “Pelo Chão da Cidade”, envolvendo propostas lúdico-educativas, culturais e desportivas, como é exemplo a Escola de Educação Rodoviária, o Circuito de Ciclismo, o Eco Roller Coast, entre outras. As atividades decorrerão na Praça D. Maria II e na Rua João Faria dos Guimarães, no centro de Famalicão.

Neste dia também acontece o Vai à Vila: Mercado da Mobilidade, que estará instalado na Praça D. Maria II e funcionará das 10:00 às 18:00, com a presença de uma dezena de instituições e entidades ligadas à área da mobilidade, entre elas, Afacycles, Batidos com o Coração, Famabike, Transdev, CP – Comboios de Portugal, ACP – Automóvel Clube de Portugal, entre outros.

Depois de um dia “Pelo Chão da Cidade” famalicense, logo no dia 19 de setembro, terá lugar a cerimónia de assinatura do protocolo e hastear da bandeira da Rede das Cidades e Vilas que Caminham, nos Paços do Concelho. Nota ainda para a prova desportiva “3 Horas Noturnas de BTT” que decorrerá no dia 16 de setembro, na Praça D. Maria II, com organização da Associação Amigos do Pedal Famalicão.

Tem passagem marcada por Famalicão na quarta-feira, dia 20 de setembro, a competição nacional “Viagem pelo Clima”, desenvolvida no âmbito do Cooler World, um movimento criado pela Get2C em parceria com sete municípios portugueses e instituições nacionais, com o objetivo de informar e inspirar a população rumo à neutralidade carbónica e a uma vida mais sustentável.

Recorde-se que a Semana Europeia da Mobilidade foi criada em 2002 pela Comissária para o Ambiente e com o apoio político e financeiro da Comissão Europeia (CE), tratando-se de uma parceria entre a Coordenação Europeia, as Autoridades locais e a CE.

A programação da Semana Europeia da Mobilidade em Famalicão pode ser consultada aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES