Domingo, Julho 14, 2024
15.1 C
Braga
RegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão transforma antigo apeadeiro de Outiz em bar de apoio à via...

Famalicão transforma antigo apeadeiro de Outiz em bar de apoio à via ciclo-pedonal

Edifício foi totalmente recuperado e funciona agora como equipamento de apoio à Via Ciclo-Pedonal Famalicão-Póvoa.

© CM Famalicão

Quase 30 anos depois do seu encerramento, o antigo apeadeiro de Outiz, em Vila Nova de Famalicão, volta a ser “ponto de paragem obrigatório”, mas agora para os frequentadores da Via Ciclopedonal Famalicão-Póvoa de Varzim que deu uma nova vida aos 27 quilómetros do antigo ramal ferroviário que ligava as duas cidades.

Quem o diz é o presidente da autarquia famalicense, Mário Passos, que no fim de semana marcou presença na inauguração do renovado edifício, concessionado pelas Infraestruturas de Portugal (IP) à autarquia com o intuito de ser reabilitado e para aí instalar, juntamente com a Junta de Freguesia, um equipamento de apoio à ciclovia, com bar e espaço de manutenção de bicicletas.

“Um excelente espaço para conviver entre amigos ou para retemperar forças depois de uma caminhada, uma corrida ou de uma boa pedalada”, disse o edil, que apontou a intervenção realizada como “um bom exemplo de preservação do património”.

“É um equipamento de apoio à disposição de todos aqueles que desfrutam da Via Ciclopedonal, mas é sobretudo um bonito ponto de encontro para as horas de lazer de todos nós”, acrescentou.

A intervenção no antigo apeadeiro de Outiz, que contou com um apoio municipal de 63 mil euros, aconteceu no seguimento da construção da Via Ciclopedonal Famalicão-Póvoa de Varzim, inaugurada em julho de 2021 com um custo total custo de 4.3 milhões de euros e um cofinanciamento FEDER no âmbito do Programa Operacional Norte 2020 no valor de 3.6 milhões. Trata-se de uma infraestrutura que oferece condições de excelência para a mobilidade sustentável, mas também para a prática desportiva ou simplesmente para lazer. O antigo trajeto dos comboios, que encerrou em 1995, deu lugar às pessoas que a pé ou de bicicleta podem desfrutar de um percurso com rio, árvores, campos, passadiços, hortas e animais.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES