Segunda-feira, Junho 21, 2021
15.9 C
Braga
InícioCulturaFamalicão recebe espetáculo de piano "Dada Garbeck com O Eixo do Jazz"

Famalicão recebe espetáculo de piano “Dada Garbeck com O Eixo do Jazz”

Dada Garbeck

O Jardim do Centro de Estudos Camilianos, em Seide, é palco do primeiro espetáculo do projeto Quadrilátero Cultural, em Vila Nova de Famalicão. O espetáculo de Dada Garbeck com O Eixo do Jazz está agendado para as 19:00 de sexta-feira, 21 de maio, e está a cargo da equipa do Theatro Circo, em Braga.

O projeto do Quadrilátero Cultural integra quatro conceitos artísticos em circulação pelos quatro municípios de Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães. Famalicão irá apresentar o circo contemporâneo com o espetáculo “Local”, do INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo, e recebe o Ciclo de Piano Contemporâneo de Braga, a dança contemporânea de Guimarães e “Instrumentistas de Exceção” de Barcelos.

Em relação a este primeiro espetáculo Dada Garbeck, a sinopse refere que Tolkien começa o livro Silmarillion com uma cosmogonia que se alicerça na música para explicar o nascimento do mundo. A música tem esse fator, entre o absurdo e o lógico, que permite as mais simples analogias, bem como as mais complexas. Se pudéssemos desenhar a Cosmophonia proposta por Dada Garbeck, é possível que coincidisse com o padrão do tecido do cosmos. Não é raro sentirmos também a necessidade e a urgência de aprimorar o mundo, porque a própria beleza do universo não nos basta e quando a vida se afeia ou desilude, acendemos uma melodia para iluminar o caminho. E, quem sabe, haverá música muito para lá do fim ou da tragédia: um Céu sem melodias celestiais é demasiado inverosímil, sendo a música, curiosamente, simultaneamente a causa e o efeito de tudo, parece tecer os nós essenciais e invisíveis do mundo, ao mesmo tempo que é a sua manifestação, como se um criador criasse a criatura que o cria a ele. Uma ideia de Cosmophonia é a possibilidade de, ao ouvir, criar e nas composições de Dada Garbeck somos transportados para todos esses possíveis locais físicos e imaginários, concretizados na paisagem natural do Jardim do Centro de Estudos Camilianos, em Famalicão.

A entrada é gratuita até ao limite da lotação do espaço e o bilhete para o espetáculo deverá ser levantado no local 2 horas antes. Com uma duração de 90 minutos, o espetáculo destina-se a maiores de 6.

Acrescenta-se que toda a programação do projeto Quadrilátero Cultural é de acesso gratuito. Com início a 1 de maio de 2021, a programação do projeto Quadrilátero Cultural estende-se até setembro de 2021 e integra as múltiplas propostas.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS