Sábado, Janeiro 29, 2022
16.1 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão: Nó do acesso à A7 de Vermoim/Seide está quase pronto

Famalicão: Nó do acesso à A7 de Vermoim/Seide está quase pronto

© CM Famalicão

Fica resolvido, nas próximas semanas, o problema antigo da “estrada sem dono”, como ficou conhecido o acesso ao nó da A7 de Vermoim/Seide, Famalicão. A intervenção de requalificação e renovação da artéria, entre o acesso à autoestrada e a estrada nacional que liga Famalicão a Guimarães (EN 206), está em fase de conclusão e, a partir daí, conforme protocolado entre o Município de Vila Nova de Famalicão, a Ascendi e as Infraestruturas de Portugal, a via passa para a esfera municipal.

Trata-se de uma via infraestruturante que foi construída precisamente na sequência da abertura da autoestrada, sem que tivesse sido enquadrada formalmente, quer na rede viária nacional, quer na rede viária municipal. Daí o nome com que ficou conhecida.

A indefinição e o mau estado da artéria fizeram com que o Município instaurasse uma providência cautelar em tribunal para obrigar a concessionária da A7, ou a Estradas de Portugal, a realizarem as obras urgentes de reparação, iluminação e conservação. Entretanto, as partes chegaram a um entendimento que resultou no acordo de realização das obras, por parte da Infraestruturas de Portugal e da Ascendi, com a posterior passagem da via para o domínio municipal.

Mário Passos, presidente da Câmara Municipal, fala na resolução de “um grande problema de segurança rodoviária”, uma vez que a via “não estava infraestruturada e não havia uma entidade responsável pela sua manutenção”. Mário Passos diz que “valeu a pena a reivindicação que o município fez ao longo dos últimos anos, que garantiu uma solução a contento do interesse público”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS