Quinta-feira, Abril 18, 2024
14.5 C
Braga
RegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão lança programa financeiro para apoiar bolsas de investigação

Famalicão lança programa financeiro para apoiar bolsas de investigação

© CM Famalicão

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão aprovou, esta quinta-feira, a abertura do período de candidaturas ao Programa Municipal de Apoio Financeiro a Bolsas de Investigação, uma medida única, no âmbito municipal, de promoção da inovação empresarial por via do desenvolvimento de atividades de Investigação e Inovação (I&I) e a sua transferência para a indústria do concelho. O programa prevê a atribuição de cinco prémios a bolsas de investigação no valor de 5.000 euros cada uma.

Dirigido a investigadores e bolseiros com projetos de investigação em curso, aprovados por instituições oficiais, nacionais ou internacionais, o período de receção de candidaturas arranca a 1 de fevereiro e decorre até dia 30 de abril, através do site Famalicão MadeIN, onde vai estar o formulário de candidatura, bem como informação regulamentar sobre o programa.

“Tomámos como uma das principais prioridades a aposta num concelho criador, onde prolifera a inovação e são criadas condições para o desenvolvimento, através da investigação. Para isso, temos que reter e atrair talento e é esse um dos grandes objetivos desta iniciativa”, refere o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, lembrando tratar-se  “de uma medida que vai ao encontro do compromisso assumido com os famalicenses de criar um programa de bolsas de inovação, por forma a potenciar a competitividade económica do nosso concelho”.

Esta medida vem no seguimento da implementação da estratégia municipal “do MadeIN ao CreatedIN”, que inclui o novo eixo de ação: MadeInovar. Esta nova abordagem do Famalicão MadeIn tem como objetivo a criação e o desenvolvimento de valor, procurando atrair empresas de base tecnológica, incentivar a transição – digital e climática -, promover a ciência, conhecimento e tecnologia, aproximar as entidades do Sistema de Investigação e Inovação (ENESII) e as empresas do território, assim como criar, atrair e reter talento e fomentar a coesão e o bem-estar social.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES