Sexta-feira, Janeiro 27, 2023
12 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão lança Plano Municipal de Juventude

Famalicão lança Plano Municipal de Juventude

© CM Famalicão

O Município de Vila Nova de Famalicão quer ser uma referência nacional em matéria de políticas para a Juventude e para isso está a desenvolver, em conjunto com os jovens do concelho e diversos parceiros locais, o Plano Municipal de Juventude.

O documento, que define prioridades, metas e propostas de ação a implementar no concelho até 2026 na área da Juventude, está dividido em 8 áreas prioritárias – participação cidadã e cidadania global; educação, formação e ciência; emprego, empreendedorismo e inovação; cultura, desporto e lazer; ambiente e sustentabilidade; saúde e qualidade de vida; habitação, mobilidade e emancipação e associativismo e voluntariado – num total de 50 objetivos.

A estratégia local para a Juventude foi traçada pelos e com os jovens, com a participação de associações juvenis e entidades públicas e privadas, e está novamente aberta a propostas de enriquecimento, através de um questionário online.

Os jovens famalicenses podem também voltar a dar o seu contributo num novo período de co-construção que arranca esta quarta-feira, 14 de dezembro, precisamente um ano depois do Parlamento Europeu ter consagrado o ano de 2022 como o Ano Europeu da Juventude, e que decorre até 14 de janeiro.

O documento pode ser consultado no Portal da Juventude de Famalicão e as propostas podem ser enviadas para o email [email protected].

Refira-se que o Plano Municipal de Juventude pretende ser uma das principais ferramentas para a conceção de uma estratégia para a Juventude, visando o desenvolvimento de um nova cultura de participação juvenil nos processos de tomada de decisão a nível local.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS