Domingo, Fevereiro 25, 2024
13.4 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão distinguido como Concelho Ativo e Amigo do Desporto

Famalicão distinguido como Concelho Ativo e Amigo do Desporto

© CM Famalicão

O Município de Vila Nova de Famalicão foi distinguido, pelo sétimo ano consecutivo, com o título de “Município Amigo do Desporto”, depois de ter também atingido, pela primeira vez, o estatuto de “Concelho Ativo”, pela Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGESD), no passado dia 23 de novembro.

“Somos um concelho que ‘respira’ desporto. Estamos plenamente comprometidos com a promoção da atividade física e a implementação de políticas de desenvolvimento da prática desportiva, aspetos imprescindíveis para assegurar mais qualidade de vida aos famalicenses”, disse o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, a propósito das distinções obtidas.

A revalidação do prémio “Município Amigo do Desporto”, que reconhece as políticas e investimentos dos municípios portugueses em prol da atividade física e do desenvolvimento desportivo, aconteceu esta segunda-feira, numa cerimónia que decorreu na Casa das Artes de Felgueiras.

A distinção, instituída em 2016 pela Cidade Social, uma plataforma online de disponibilização de informações que visa contribuir para melhorar a intervenção dos municípios portugueses nas áreas do Desporto, Juventude e Educação, foi atribuída em resultado de um conjunto de argumentos apresentados pela autarquia famalicense, entre os quais, destaque para os programas de atividade desportiva gratuita e orientada para a população implementados (“Famalicão em Forma”, “Mais e Melhores Anos”, “Move-te”, “Mamãs Saudáveis”, entre outros), bem como políticas de apoio aos atletas federados, às associações e coletividades desportivas, investimento contínuo na modernização e manutenção do parque desportivo do concelho, promoção de motricidade infantil e organização de múltiplos eventos desportivos.

Este ano, Famalicão acumula com a distinção de “Município Amigo do Desporto”, o título de “Concelho Ativo”, atribuído pela APOGESD, no âmbito do XXIV Congresso Nacional de Gestão de Desporto, que teve lugar no concelho da Póvoa de Varzim. O lançamento oficial do Programa Concelhos Ativos aconteceu no dia 23 de novembro e a iniciativa conta com três dezenas de municípios fundadores, entre os quais se encontra Vila Nova de Famalicão.

O Programa Concelhos Ativos, pioneiro no país, visa a certificação de políticas e iniciativas públicas locais, no âmbito da atividade física e desporto, sendo que os municípios fundadores comprometem-se a trabalhar e cooperar ao longo dos próximos 12 meses, no sentido de potenciar o aumento dos índices de atividade física no seu território e promover uma cultura local ativa e potenciadora de comunidades mais saudáveis e sustentáveis.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES