Segunda-feira, Junho 14, 2021
25.6 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão dedica semana ao teatro para a idade dos “porquês”

Famalicão dedica semana ao teatro para a idade dos “porquês”

CM Famalicão

Despertar o gosto e a sensibilidade das crianças pelo teatro é o principal objetivo do “Porquê?”, semana dedicada ao teatro para a infância e juventude que decorrerá em Vila Nova de Famalicão de 1 a 6 de junho, com a chancela da Associação Fértil Cultural e com o apoio do município famalicense.

Ao todo, são seis os espetáculos inseridos na programação da iniciativa, que nesta sua quarta edição volta a ter propostas para as famílias, mas também para o público escolar.

A semana do “Porquê?” arranca no dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, com o espetáculo “Pequenas Fábulas de La Fontaine”, da companhia Lua Cheia, em cena no Salão Paroquial do Louro e direcionado para o público escolar.

No dia 2 de junho, e também para as escolas, o Teatro e Marionetas de Mandrágora apresenta “O Meu Avô Sabe Voar”, no Salão Paroquial de Ribeirão.

“QUBIM” é a proposta para as famílias da Trupe Fandanga para o dia 3 de junho, na Casa da Pedreira, em Gondifelos.

O Salão Paroquial de Cavalões recebe, no dia 4 de junho, a peça “O Segredo do Rio – Conto”, apresentada pela companhia Chão de Oliva para o público escolar, e no dia 5, “Isto Aconteceu de Repente. Distorção”, da RedCloud Teatro de Marionetas, para o público geral.

O “Porquê?” termina no dia 6 de junho, no Salão Paroquial do Louro, com o espetáculo “Estranhões e Bizarrocos” de Joana Providência / ACE.

Para além destas 6 propostas teatrais, para o dia 4 de junho, às 18:00, está também agendada a conversa “Porquê o teatro para infância e juventude?” dedicada ao tema “A inclusão social nos processos de criação e programação cultural”. O momento decorrerá na Casa da Pedreira, em Gondifelos, contará Maria Vlachou (Acesso Cultura), Madalena Wallenstein (Centro Cultural de Belém / Fábrica das Artes) e Flávio Hamilton (Companhia de Teatro Art’Imagem) como convidados e será transmitida via streaming nas redes sociais da Associação Fértil Cultural.

Na conferência de imprensa de apresentação do festival que decorreu na passada segunda-feira, dia 17 de maio, o diretor artístico do “Porquê?”, Rui Leitão, lembrou que em Portugal são ainda poucos “os eventos dedicados à reflexão sobre o teatro para a infância e juventude”.

O responsável referiu ainda que o projeto tem uma relação muito próxima com o território famalicense, visando “fomentar a descentralização da cultura e a relação com a comunidade, nomeadamente, com a comunidade escolar”, uma vez que o objetivo do “Porquê” também passa por ajudar as escolas nos seus esforços educacionais no âmbito da formação estética e cívica.

Para o vereador da Cultura e Educação do município, Leonel Rocha, o “Porquê” é um “exemplo de um projeto bem-sucedido de oferta cultural descentralizada” e “é  muito mais do que um festival de teatro” dado que “pretende claramente ser um complemento à educação para a vida, para a cultura”. O responsável autárquico realçou a importância de se construir públicos, referindo que iniciativas como o “Porquê”, com programação própria pensada para o público infantojuvenil, potenciam o gosto pelo teatro no público mais novo e nas suas famílias.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS